Crimes de guerra foram cometidos em Gaza

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
Crimes de guerra foram cometidos em Gaza.

Crimes de guerra foram cometidos em Gaza.

Relatório de comissão de inquérito da ONU diz que os dois lados no conflito cometeram graves violações dos direitos humanos e da lei humanitária internacional durante o conflito; documento foi divulgado esta terça-feira.

Existem provas indicativas de que Israel cometeu crimes de guerra e possivelmente contra a humanidade durante o último conflito em Gaza.

A afirmação, divulgada nesta terça-feira, está no relatório da Comissão de Inquérito da ONU, que apurou alegações de violação dos direitos humanos durante o confronto. O grupo de quatro especialistas é liderado pelo juiz sul-africano Richard Goldstone.

Punição Colectiva

Segundo o documento, existem provas de que grupos armados palestinos cometeram o mesmo tipo de crime, ao dispararem várias bombas e foguetes para o sul de Israel.

A comissão foi criada em abril pelo presidente do Conselho de Direitos Humanos, para investigar violações das leis humanitárias internacionais no contexto das operações militares em Gaza, entre 27 de dezembro de 2008 e 18 de janeiro de 2009.

Segundo a missão, um bloqueio foi imposto por Israel junto à Faixa de Gaza antes de iniciar os seus ataques, implementando uma política progressiva de isolamento e punição coletiva ao território.

Durante a operação, casas, fábricas, hospitais e outros edifícios públicos foram destruídos. O relatório indica que os habitantes de Gaza, particularmente crianças, continuam sofrendo os efeitos do conflito.

A comissão revela que 30% das crianças que frequentam escolas administradas pela ONU no território sofrem de problemas psicológicos.

Alvos Militares

Entre os incidentes que segundo o relatório podem representar crimes de guerra, estão um ataque a uma mesquita durante a hora de orações e um ataque contra o hospital de Al Quds.

*Com informação da Rádio ONU em Nova York*.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]