Crianças sofrem abusos no conflito na Colômbia

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
Crianças sofrem abusos no conflito na Colômbia.

Crianças sofrem abusos no conflito na Colômbia.

Relatório do Secretário-Geral aponta execuções, torturas e violações sexuais de crianças colombianas por grupos armados; Ban Ki-moon demonstrou preocupação com execuções extrajudiciais de crianças e apelou ao governo da Colômbia para que elimine esta prática

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, alertou que apesar de esforços significativos do governo da Colômbia, crianças continuam sendo mortas, feridas, torturadas e recrutadas a força no país, particularmente por grupos armados ilegais.

Em um relatório enviado na terça-feira ao Conselho de Segurança, Ban destacou estupros e outras formas de abusos sexuais sofridos por meninas e praticado principalmente por rebeldes.

Proteção

Ele indicou que meninas que pertencem a esses grupos armados ilegais são forçadas a ter relações sexuais com adultos e abortarem em caso de gravidez.

O Secretário-Geral também demonstrou profunda preocupação com execuções extrajudiciais de crianças e apelou às autoridades para que eliminem esta prática.

Ban relatou 51 casos desse tipo de crime, incluindo duas crianças que desapareceram na capital Bogotá e mais tarde foram apresentadas pelo exército nacional como membros de grupos ilegais mortos em combate na província de Norte de Santander.

Estimativas do governo colombiano e organizações não-governamentais indicam que o número de crianças atuando em grupos armados esteja entre 8 mil e 11 mil.

Assassinatos

O relatório aponta ainda vários casos de assassinatos de crianças que se recusaram a fazer parte das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, Farc.

Ban encerrou o relatório com um apelo para que todas as partes envolvidas no conflito respeitem as leis internacionais de proteção às crianças.

*Com informação da Rádio ONU.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]