Congresso Americano autorizou a transferência de tecnologia ao Brasil para a construção dos caças F/A-18 Super Hornet

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
Congresso Americano autorizou a transferência de tecnologia ao Brasil para a construção dos caças F/A-18 Super Hornet.

Congresso Americano autorizou a transferência de tecnologia ao Brasil para a construção dos caças F/A-18 Super Hornet.

Decisão sobre compra de caças será política e estratégica, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje (11/09/2009) que a Força Aérea Brasileira (FAB) está fazendo uma análise técnica das propostas apresentadas pelas empresas que querem vender ao Brasil 36 caças. Entretanto, segundo ele, a decisão final será política e estratégica.

“A FAB tem o conhecimento tecnológico para fazer avaliação. Agora, a decisão é política e estratégica, e essa é do presidente da República e de ninguém mais”, disse em entrevista a jornalistas após participar de cerimônia em Ipojuca (PE).

Norte-americanos, franceses e suecos estão na concorrência para a construção dos caças. Na última segunda-feira (7), entretanto, o governo brasileiro chegou a anunciar que entraria em negociação com os franceses.

Lula disse que a melhor proposta para atender a demanda brasileira, até o momento, foi a do presidente da França, Nicolas Sarkozy. “O presidente Sarkozy, até agora, foi o único presidente que disse textualmente para mim que ele quer não só transferir tecnologia para o Brasil, mas produzir aqui e que o Brasil tem disponibilidade de vender o produzido aqui para toda a América Latina.”

Lula disse essa é a única proposta concreta até o momento mas, segundo ele, se alguém quiser ofertar mais, que o faça. “Negociação é assim”, disse.

Na segunda-feira (7), durante visita do presidente Nicolas Sarkozy ao Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a decisão de entrar em negociação com a França para a compra de 36 caças franceses Rafale. Uma das justificativas do governo brasileiro para dar preferência aos franceses foi a concordância do país europeu em transferir tecnologia.

Após o episódio, que provocou polêmica, já que o processo de escolha dos aviões ainda está em análise, o Ministério da Defesa divulgou nota negando que o processo tenha sido encerrado e que o governo brasileiro já tenha optado pelos caças franceses Rafale.

Em seguida, no dia (9), a Embaixada dos Estados Unidos divulgou nota informando que o Congresso americano autorizou a transferência de tecnologia ao Brasil para a construção dos caças F/A-18 Super Hornet.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]