Como a burocracia brasileira enfureceu uma jornalista americana de malas prontas

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Numa série de viagens para realizar pesquisas para o livro que escreve sobre empreendedorismo em mercados emergentes, a jornalista Sarah Lacy, do blogTechCrunch, decidiu incluir o Brasil.

Por motivos diferentes, o território brasileiro havia sido o único destino que ninguém a incentivou visitar. Os colegas do Vale do Silício, na Califórnia, nada viam de inovador no país que merecesse o seu deslocamento. O marido, por sua vez, temia o risco de sequestros e o perigo da violência.

Lacy enfrentou o desinteresse e a resistência que rondavam a sua viagem ao Brasil. Por quatro meses, até frequentou aulas de português. O plano, entretanto, teve de ser adiado por ela não ter obtido o visto a tempo.

“Não estou mais entrando no avião. Os empresários que esperavam ser citados no TechCrunch: culpem o seu governo”, escreveu Lacy em post no blog de tecnologia. Uma troca de sistema de computação dos consulados brasileiros teria supostamente causado o atraso.

O post em que a jornalista explica, com críticas ao Brasil, o adiamento da viagem atingiu a marca de mais de 500 comentários e provocou reação nablogosfera brasileira.

“Como você se atreve a insultar o Brasil?”, disse o comentário de um internauta. “Vocês americanos demandam que brasileiros tenham visto para visitar o seu país, por que nós não devemos fazer o mesmo?”, argumentou outro, segundo enumera Paul Carr, “intrigado” com a reação “enfurecida” dos internautas, emnovo post da TechCrunch.

Às palavras de Lacy: “Você realmente quer investimento e atenção estrangeira, Brasil? Aqui está uma idéia: DEIXE AS PESSOAS ENTRAREM NO PAÍS (em caixa alta). Você quer mostrar o seu talento em tecnologia da informação? O que você acha de equipar os seus consulados com sistemas de informática que funcionam? (…) O país deveria estar envergonhado”.

“Isso é definitivamente a pior coisa que aconteceu ao Brasil nos últimos tempos, não ter permitido Sarah Lacy visitar o país”, ironizou Ryan Tate do Gawker.

*Com informação de Centro Knight.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]