Campeonato Feirense pode parar por falta de recursos

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
Campeonato Feirense pode parar por falta de recursos.
Campeonato Feirense pode parar por falta de recursos.

Considerada  a competição mais tradicional do futebol amador de Feira de Santana, o Campeonato Feirense de Amadores, que começou a menos de 60 dias pode parar por falta de apoio. Em situação financeira complicada, os clubes participantes não têm condições de manter o pagamento de despesas relacionadas a arbitragem e outras taxas operacionais.

Sem o apoio financeiro da prefeitura e temendo maiores prejuízos, os dirigentes das agremiações e da Liga Feirense de Desportos devem se reunir na próxima terça-feira para definir se paralisa ou não o certame.

O Campeonato Feirense, depois de muitas controvérsias, foi iniciado no último mês agosto depois de ter sido suspenso, por dois anos, em virtude das obras de reforma da Vila Olímpica dos Amadores Edval Souza.  Com a reabertura da praça esportiva a competição foi iniciada sem maior brilho, enfrentando a cruel concorrência dos certames de bairro que a cada ano estão cada vez mais atrativos oferecendo grandes premiações.

“Visando tudo isso, além do calendário apertado, sugeri que fizéssemos uma competição com uma rápida duração, mas os clubes não aceitaram. Também não concordaram em jogar em praças alternativas como Estação Nova e Rua Nova preferindo aguardar a reabertura da Vila Olímpica”, explica Iranar Lima, presidente da Liga Feirense de Desportos (LFD).

De acordo com o dirigente foi feito um levantamento dos custos e a competição começou sem a chancela da prefeitura municipal, mesmo o prefeito Tarcízio Pimenta e o diretor de esportes Wilson Passos estando presente na rodada de abertura.

“Nós começamos a competição com nossos recursos, referentes a verbas de subvenção que temos depositado em um banco. Acontece que esta instituição se encontra em uma fase de desequilíbrio financeiro e por conta disso estamos por conta disso com o dinheiro bloqueado sem poder fazer nada”, afirma o dirigente.

A solução financeira, por parte do banco, pode demorar de acontecer. “A informação que obtivemos é que ainda no dia 22 vai acontecer uma assembléia dos investidores deste banco e só depois é que será revista a situação de quem tem dinheiro lá. Até agora, a situação estava sendo amenizada, mas já chegou a ponto de não seguráramos mais”, revela Iramar.

A prefeitura municipal já foi procurada, mas até agora não pôde intervir para manter a competição. “A solicitação já foi feita, mas até o momento não existe dotação orçamentária e as perspectivas não são nada favoráveis, no sentido de contar com este apoio. Não podemos nos endividar e antes que a situação se torne insustentável, vamos tomar uma posição”, garante o presidente.

REUNIÃO

Na semana passada aconteceu uma reunião de diretoria para discutir a situação e o sentimento dos dirigentes é de que realmente a competição seja interrompida. “Na terça-feira (amanhã) vamos fazer o último encontro com os dirigentes de clubes para ver se eles querem continuar o certame, mesmo condições financeiras, ou se para de uma vez. Honestamente, pelo quadro que se desenha, acredito que a tendência seja desistir porque não levaremos adiante a competição sem perspectivas e desta forma os clubes seriam prejudicados e a Liga também”, prevê Iramar Lima.

Para o dirigente a solução deste problema deve passar por uma ampla discussão. “A verdade é que precisamos de uma maneira urgente elaborar um calendário de competições para qie todos os certames e modalidades esportivas aconteçam sem atropelos, onde todos sejam contemplados e não tenhamos situações como esta”, observa o presidente Iramar Lima.

*Com informação do ofutebol.com.br.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111097 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]