Confira a coluna da Antônio José Larangeira de 20 setembro de 2009

Antônio José Larangeira.
Antônio José Larangeira.

A Fundação Òmnira promoverá amanhã, às 13h, no Espaço Cultural do Restaurante Casa do Sertão em Feira de Santana o primeiro ” Café com Arte”, onde haverá exposição de artesanato, música ao vivo, poesia recitativa, exposição de artes plásticas e livros a mão cheia. Se apresentarão os cantores – o feirense Jorge Pires e o pernambucano Timbauba, os repentistas Adauto Vieira, Antonio Queiroz e Bule-Bule. O público também terá acesso aos trabalhos dos artistas plásticos e artesãos KMaia e Seu Zito, do cartunista humorístico carioca Daniel Ponciano e do escultor em madeira Edú Bahia; recital poético com o poeta Baco Figueiredo e lançamento dos livros ” Estórias que Deus duvida ” 3ª edição, do escritor feirense e dialeticamente nordestino Alberto Peixoto, que conta os seus “causos” de forma a levar a alegria do povo do interior, com seus folclores, lendas e dialetos, é a narrativa descontraída a disposição  leitores. E a coletânea “Contos Crônicas & Artigos”, na qual escritores contemporâneos baianos mostram a sua  ” cara ” ousando elevar sua literatura, dentre eles: Carlos Souza, Fátima Trinchão, Leandro Flores, Vera Aziz e Vinícius Cardoso. As obras tem organização do escritor e editor Roberto Leal. Teremos ainda, exposição de livros de escritores baianos e bate-papo com escritores, intelectuais,  artistas feirenses e o público. O restauranteur Getulio Andrade será o co-anfitrião preciso ao lado dos organizadoras da Fundação em apreço.

Regata à francesa 

 As 84 embarcações que saíram no domingo (13) de La Rochelle, na França, já estão a caminho da Baía de Todos-os-Santos. A previsão dos organizadores da regata é que os barcos cheguem no dia 20 de outubro na capital baiana. Entre tantos lobos do mar em meio aos competidores, o destaque é a velejadora brasileira Izabel Pimentel, única representante do país a participar da regata.O secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, acompanhou a saída dos barcos e destacou que a náutica representa um importante papel na área do turismo. A parceria entre Charente Maritime e a Bahia tem na regata apenas a sua face mais visível e vantajosa, ao gerar mídia e levar turistas náuticos para Salvador. A marca e a imagem da Bahia invadiram literalmente Bassin des Chalutie, o antigo porto de pescadores de La Rochelle, na França, antes mesmo da largada das embarcações, com centenas de bandeiras do Estado ocupando os pavilhões da Vila da Regata.

Vida de padre Galvão

Para a apresentação da vida e obra do monsenhor Renato de Andrade Galvão pelo acadêmico Josué da Silva Mello, acontecerá dia 24 vindouro às 14 horas, no auditório do Colégio Santo Antônio, sessão pública da Academia de Educação de Feira de Santana, sob a presidência da professora Anaci Bispo Paim. Padre Galvão, como era chamado é patrono da cadeira de numero onze daquela Academia.

Onze anos de pasta

A Cantina Cortile comemora este mês, onze anos de vida e  para festejar a data, a Villa Gourmet promoverá uma quinzena tipicamente italiana. A quinzena abrirá com a vernissage da exposição do artista plástico italiano Antonello L´Abbate. Durante estes dias o cliente poderá provar pratos criados pelos Chefs Marcolino Teles, e Ricardo Carneiro, em conjunto com as respectivas equipes, criados exclusivamente no período de comemoração. Para encerrar as comemorações, a Villa Gourmet receberá dois convidados especiais para uma noite de degustação, Adolfo Lona, e Euclides Penedo Borges, para apresentarem as bebidas que levam os seus nomes, o espumante Adolfo Lona, e os vinhos Penedo Borges.

Ano da França, luto

 Faleceu repentinamente em Itaparica, onde se encontrava temporariamente sob as expensas do Instituto Sacatat, o artista plástico francês Louis Bavageau, que recentemente esteve em Feira de Santana, oportunidade em que realizou oficinas no Centro de Cultura Amélio Amorim e foi autor de painel instalado na entrada do campus da Universidade Estadual de Feira de Santana. O jovem das artes visuais francesas desaparece aos 27 anos quando realizava trabalhos  dentro das comemorações do Ano da França no Brasil.

Esta coluna é veiculada diariamente nos sites da www.tribunadabahia.com.br ,www.jornalgrandebahia.com.br  e www.noticiasdabahia.com.br

Sobre Antonio José Larangeira 3044 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]