Brasil sedia reunião da ONU sobre desastres naturais

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

2ª Reunião Regional de Mecanismos Internacionais de Assistência Humanitária discute propostas de atuação na prevenção e administração de desastres naturais na América Latina e Caribe; encontro irá propor diretrizes de atuação aos países em situações de emergência.

  O Escritório de Assistência Humanitária das Nações Unidas, Ocha, realiza, a partir desta quarta-feira, em Florianópolis, um encontro multinacional com o objetivo de discutir formas de atuação em desastres naturais na América Latina e Caribe.

A 2ª Reunião Regional de Mecanismos Internacionais de Assistência Humanitária, realizada em parceria com o governo do Brasil, conta com a presença da Secretária-Geral Assistente da ONU para Assuntos Humanitários, Catherine Bragg. Representantes de cerca de 20 países da região também participam do evento.

Fronteiras

O encontro dará continuidade ao primeiro debate sobre o tema, realizado no México, em setembro de 2008 e irá propor medidas de atuação conjunta quando os desastres naturais atigem um ou mais países do continente.

A Secretária Nacional de Defesa Civil do Brasil, Ivone Maria Valente, que participa da reunião, disse à Rádio ONU, de Florianópolis, que existe a necessidade de uma legislação que permita que a ajuda humanitária atravesse rapidamente as fronteiras entre países.

“Os mecanismos ainda não estão definidos. Há dificuldades financeiras, culturais e jurídicas, por exemplo, para se deslocar equipamentos e apoio às equipes de resgate em países vizinhos. Não há como atuar, não existe respaldo legal para que estas equipes desenvolvam estas ações”, disse.

Fundo de Ajuda

Entre as propostas a serem apresentadas está a criação de um fundo multinacional que possa fornecer recursos de atuação e assistência às populações atingidas pelos desastres naturais na América Latina e Caribe.

A 2ª Reunião Regional de Mecanismos Internacionais de Assistência Humanitária, que conta com a presença de representantes de governos, da Cruz Vermelha, organizações não governamentais e sociedade civil, será encerrada na sexta-feira.

*Com informação da Rádio ONU em Nova York.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115009 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.