Brasil e União Europeia discutem cooperação tecnológica na área da sociedade da informação

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Brasília – Brasil e União Europeia devem fazer chamadas conjuntas na área da sociedade da informação em 2010. Essa foi uma das conclusões do 2º Diálogo Brasil – União Europeia sobre Sociedade da Informação, evento que reuniu representantes europeus e brasileiros ontem e hoje (12/09/2016) para a discussão de projetos para cooperação científica e tecnológica.
De acordo com o secretário de Política de Informática do Ministério da Ciência e Tecnologia, Augusto Gadelha, o principal destaque dos debates, que ocorreram na Universidade de São Paulo (USP), foi o uso futuro da internet.

A internet do futuro é um dos quatro principais pontos de cooperação tecnológica que foram acordados. Além desse, ficou acertada também a possibilidade de acordos em pesquisas para sistemas embarcados – aqueles que vêm dentro de objetos, como carros, celulares, ou GPS – e microeletrônica, que está relacionada aos chips utilizados nos sistemas embarcados e em outros sistemas, além de infraestrutura cibernética, que irá ligar toda a tecnologia.

Alguns projetos de cooperação já estão em andamento. A Europa já contribui para o programa Mercosul Digital, que pretende adotar uma identidade tecnológica comum para o bloco e incentivar a tecnologia da informação e da comunicação nos países do Cone Sul.

Os europeus têm contribuído com o treinamento de recursos humanos e o comércio de eletrônicos. Também já houve cooperação para tecnologia de biocombustíveis e, em 2011, deve ser iniciado um projeto bilateral para o financiamento de pesquisas na área.

Para Gadelha, a cooperação se ampliará de maneira equivalente. “Foi um diálogo que demonstrou a maturidade do Brasil para realmente estabelecer uma cooperação com a comunidade europeia. Não é como antes, quando os acordos eram praticamente de assistência da Europa com o Brasil”, afirmou.
Para o diretor geral de Sociedade da Informação e Mídia da Comissão Europeia, Fábio Colasanti, o encontro serviu para comparar pontos de vista e definir os próximos passos. Segundo ele, um dos estímulos será o uso do programa-quadro, no qual a União Europeia investirá cerca de 50 bilhões de euros até 2013 em projetos de pesquisa. “Nós definimos quais áreas são importantes e convocamos os projetos para serem financiados”, explicou.

Os brasileiros, de acordo com ele, já receberam 1 milhão de euros para pesquisas por meio do programa-quadro. “A ideia é que, daqui a alguns anos, nós possamos dizer que os brasileiros tenham recebido não 1 milhão, mas 3 milhões ou 4 milhões de euros”, completou Colasanti.

 *Com informação da Agência Brasil.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]