BC passa a divulgar lista das ouvidorias de bancos e canais de contato

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

O Banco Central (BC) passa a divulgar na internet, a partir de hoje (10/09/2009), a lista dos ouvidores dos bancos e os canais de contato das ouvidorias com o cidadão. Segundo nota do BC, “a medida tem o objetivo de facilitar a comunicação entre o cidadão e as instituições, principalmente no que diz respeito à solução de eventuais conflitos entre as partes”.

O BC ressalta que as ouvidorias dos bancos não substituem os canais convencionais de atendimento. O cliente ou usuário deve procurar primeiramente o responsável por sua conta ou o gerente da agência e, em segundo lugar, o serviço de atendimento ao consumidor (SAC). A orientação é que, se esses canais não oferecerem uma solução, aí sim, é hora de buscar a ouvidoria.

Desde 2007 as instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central são obrigadas a ter ouvidorias, segundo o BC. A exigência veio com a Resolução 3.477 e visa a assegurar o cumprimento das normas legais relativas aos direitos do consumidor. A ideia é possibilitar que a ouvidoria seja um canal de comunicação entre a instituição, os clientes e os usuários de serviços, inclusive na mediação de conflitos.

*Com informação da Agência Brasil.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]