

Afirmação do Secretário-Geral da ONU abriu 62ª Conferência Anual do Departamento de Informação Pública da ONU e Organizações Não-Governamentais; encontro “Pela Paz e Desenvolvimento, Desarme Agora!” reúne 1,4 mil entidades não-governamentais.
O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, declarou nesta quarta-feira, na Cidade do México, que existe um excesso de armas no mundo e uma escassez de recursos para promover a paz.
A afirmação de Ban ocorreu durante a abertura da 62ª Conferência Anual do Departamento de Informação Pública da ONU e Organizações Não-Governamentais, que tem como tema “Pela Paz e Desenvolvimento, Desarme Agora!”.
Participação
Ban ressaltou que, graças aos esforços incansáveis das organizações não-governamentais, o desarmamento voltou à agenda global, o que pode fazer com que a construção da paz aconteça de maneira efetiva.
O encontro conta com a participação de 1,4 mil organizações não-governamentais, incluindo 11 brasileiras.
O Secretário-Geral disse também que os gastos dos países com armamentos continuam a crescer, e já ultrapassaram a quantia de US$ 1 trilhão, cerca de R$ 1,8 trilhão ao ano.
Solidariedade
Em sua chegada ao México, na terça-feira, Ban Ki-moon visitou, em companhia do presidente do país, Felipe Calderon, os subúrbios ao norte da capital, que foram atingidos por inundações.
Ban expressou solidariedade às vítimas das cheias, e ofereceu o apoio das Nações Unidas nos esforços de reconstrução.
*Com informação da Rádio ONU em Nova York.