Arthashastra | Por Carlos Lima

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Tropa de Choque, A Força da Incompetência, Não Seja… e Qual é o Jogo. Com fim da novela Caminho das Índias, lembrei-me de um tratado hindu sobre a arte de governar, o Arthashastra, que estabelece as regras da política para o tirano completo.

Ele descreve a organização de seu palácio, de sua corte e do seu Estado de um modo que faz Maquiavel parecer um liberal.

A primeira regra, é que o tirano, não deve confiar em quem quer que seja não podendo ter um só amigo íntimo. Além disso, deve organizar seu governo como uma série de círculos concêntricos, compostos por vários ministros, generais, funcionários, secretários e servidores, para executarem suas ordens, cada círculo constituindo um nível e subindo até o próprio rei, ou Marajá, no centro. Idêntico uma aranha na teia.

Começando com o círculo imediato em volta da figura central, os demais devem ser constituídos, alternadamente, por seus inimigos naturais e seus amigos naturais. Como o nível mais elevado daqueles que vivem tramando tomar o poder do rei, eles devem ser rodeados e observados por um círculo de ministros ansiosos por ganhar o favor do rei. Esta hierarquia de círculos que desconfiam mutuamente uns dos outros deve ser assim disposta até o final da teia, o círculo exterior. Divide et impera – divide e governa.

Entretanto, entre outros ensinamentos, o Arthashastra nem mesmo se esquece de advertir o tirano de que ele jamais pode vencer. Poderá elevar-se à eminência através da ambição ou por ter sentido que é seu dever tomar as rédeas do poder, mas, quanto mais absoluto for esse poder, mais ele será detestado e mais será prisioneiro da sua própria armadilha.

Tropa de choque

As repostas de Geddel, Paulo Souto, Antonio Imbassay, ACM Neto, e deputados da oposição, não provocaram réplica dos petistas e aliados do governo.  Jonas Paulo, presidente regional do PT, revelou que não existe tropa de choque de Jaques Wagner.

A força da incompetência

O deputado estadual, Fernando Torres, em entrevista, disse que falta ao governo de Wagner, na área de segurança pública, com relação aos episódios iniciados em 7 de setembro, competência e investimentos. Nelson Pelegrino, secretário da Justiça e Direitos Humanos, só após os acontecimentos afirmou que vai organizar ações no sistema prisional do estado.

Não seja…

Cultivar a economia verbal sem prejuízo da mais completa e eficaz expressão do pensamento tem dupla vantagem.

A primeira: respeita a paciência dos nossos leitores e ouvintes.

A segunda: poupa tempo e espaço, condição pra lá de importante nos jornais, rádios e tevês. Fato que não significa ser lacônico, e sim, denso. Vamos nos opor ao vago, impreciso e verborrágico. Basta dizer: politicamente Feira não vai bem. Tem jornalista e blogueiro a serviço de interesse próprio. Ou, “a serviço do dinheiro”.

Qual é o jogo

Será este jogo, essencialmente, uma exigência de vários tipos de comportamento político? Elogiar, criticar e defender, nesses casos não acontece como a digestão do alimento ou o crescimento do cabelo.

São forçadas, adquirem aquela atmosfera falsa e anormal que todos nós deploramos e o eleitor não carimba sua credibilidade.

Fique sabendo que a vida, a verdade e o amor geram o esforço, mas o esforço não torna o falso verdadeiro, não gera vida nem amor.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]