AL convida secretário para debater educação

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
Jornal Grande Bahia, informação com opinião e em defesa da Ecologia Integral.

A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia e Serviço Público aprovou ontem um convite ao secretário estadual de Educação, Oswaldo Barreto, para que compareça à Assembleia Legislativa e exponha seus planos para a pasta. O requerimento do democrata Luiz de Deus deixa em aberto a data do comparecimento – por se tratar de um convite e não convocação, o secretário fica à vontade para marcar o dia em que lhe for mais conveniente.

O Programa de Alfabetização para Todos (Topa), a qualidade do ensino público na Bahia e a política a ser gerida pelo novo secretário deverão dar o tom do debate. A deputada Eliana Boaventura (PP ) esteve em audiência com Oswaldo Barreto, acompanhada da Associação dos Professores Licenciados da Bahia e representantes da Direc II (região de Feira de Santana), e saiu bem impressionada.

Segundo a deputada, um dos planos anunciados pelo secretário da Educação é a aposentadoria de 1,7 mil professores até o final do ano – o que abre a possibilidade de convocação dos concursados em igual número – e o replanejamento do modo de atuação dos coordenadores pedagógicos, além de maior autonomia de ação. A princípio, adiantou Boaventura, está-se pensando na criação de um núcleo de coordenadores que possa atender à demanda de todas as escolas públicas estaduais, mas esta e outras definições dependem de estudos já autorizados por Oswaldo Barreto a seus técnicos.

Conforme dados apresentados pelo deputado Bira Corôa (PT), o Topa já reduziu em 180 mil o número de analfabetos e mais 2,4 mil alunos estão matriculados nas escolas estaduais. “O novo modelo de Educação”, como qualificou Eliana Boaventura, deverá ser exposto aos integrantes da comissão, todos confessadamente dispostos a ajudar o governo.

SUBCOMISSÃO

Foi aprovada também na sessão ordinária de ontem a instalação da Subcomissão do Sistema Educacional. Por unanimidade, os deputados presentes concordaram na proposta de agilização da composição e instalação da subcomissão – acordo de lideranças fez do peemedebista Luciano Simões presidente do colegiado.

Os demais membros da subcomissão deverão ser indicados pelo presidente Capitão Tadeu (PSB) e já na próximas semanas todos os integrantes serão oficializados através de votação secreta dos membros efetivos da Comissão de Educação.

 *Com informação da ASCOM/ALBA.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121672 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.