Aiea enfrenta impasse sobre programa nuclear do Irã

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Diretor-geral do órgão apelou para que o governo iraniano responda às preocupações da comunidade internacional sobre um possível uso militar deste programa; Agência Internacional de Energia Atômica disse que Irã não respeitou recomendações para suspender atividades de enriquecimento de material nuclear.

Agência Internacional de Energia Atômica, Aiea, alertou, nesta segunda-feira, em Viena, na Áustria, que atingiu um impasse com o Irã em relação aos aspectos de seu programa nuclear.

Em um relatório ao Conselho Diretor da Aiea, o diretor-geral do órgão, Mohamed ElBaradei, apelou para que o governo iraniano responda de uma maneira credível às preocupações da comunidade internacional sobre um possível uso militar deste programa.

Protocolo Adicional

ElBaradei reconheceu a cooperação do Irã na melhoria dos sistemas de segurança de usinas de enriquecimento de combustível nuclear, mas também apontou impasses em outras áreas.

Ele disse que o Irã não respeitou as recomendações do Conselho de Segurança da ONU para suspender suas atividades de enriquecimento de material nuclear ou projetos de produção de água pesada.

ElBaradei também destacou que o país não implementou o protocolo adicional sobre o Tratado de Não-Proliferação Nuclear.

Acesso a Informações

Em relação a Síria, o relatório aponta que, apesar da cooperação daquele governo, a Aiea ainda não recebeu acesso à informações, equipamentos ou materiais relacionados ao complexo de Dair Alzour, alegadamente o local do reator nuclear sírio.

El Baradei pediu ao governo de Damasco que facilite as atividades de verificação da agência. E acrescentou que é do interesse da Síria permitir que a Aiea confirme sua análise sobre o programa nuclear naquele país.

*Com informação da Rádio ONU em Nova York.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112770 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]