Ubiratan Castro lança livro na Festa da Boa Morte

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

O historiador Ubiratan Castro de Araújo, diretor da Fundação Pedro Calmon/SECULTt, lançará na quarta-feira (12/08/2009), às 11h30, o livro Histórias de Negro. O lançamento integra a programação da terceira edição do Simpósio Identidades Culturais e Religiosidade, que será realizado no período de 12 a 14 de agosto, durante as comemorações da Irmandade da Boa Morte, na cidade de Cachoeira (Recôncavo Baiano).

A primeira edição de Histórias de Negro foi lançada em agosto de 2006 e tinha como título Sete Histórias de Negro. A nova edição ganhou mais 5 histórias: A praga das águas, Sinha Quequé Lemina, A carne do negro, Tinhorão e Vovó bundona. A obra trata da união entre a cultura oral e escrita, em uma história que integra personagens negros dentro de um cotidiano baiano de ser e viver. Os textos são recortes do cotidiano com um tempero especial de quem é especialista em contar casos e histórias. Os personagens são marcados pelas dificuldades que os negros enfrentaram na história do Brasil, porém são apresentados com uma leveza e espontaneidade cativante. São homens e mulheres que precisaram resistir, lutar e negociar para sobreviver. O livro está na sua 2º edição revisada e ampliada e sai pela Edufba.

Simpósio

Promovido pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em parceria coma Fundação Hansen Bahia, o simpósio será realizado no Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB – Quarteirão Leite Alves, em Cachoeira, no horário das 8h30 às 17h. A conferência de abertura (12), será realizada com a palestra do profº. Ubiratan Castro sobre Política dos Homens de Cor na Bahia do Século 16 – Revolta dos Búzio, a partir das 9h. Em seguida, haverá uma palestra com a representante da Unesco, Anailde  Pereira de Almeida e abertura de Exposição, ambas com o tema: Resistência Negra no Mundo – Rota dos Escravos.

Ubiratan Castro de Araújo – Doutor em História pela Universidade de Paris 4 (Paris-Sorbonne) e Mestre em História pela Université de Paris V, Ubiratan Castro tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil. É Membro da Academia Baiana de Letras e atualmente, o professor está à frente da FPC, unidade da Secretaria de Cultura do Estado. A Fundação atua na execução de políticas de promoção do livro e da leitura, na preservação da história e da memória do Estado, além da dinamização das bibliotecas e arquivos públicos.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111021 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]