Trabalhadores em limpeza na luta por um mundo melhor | Por Luiz Suíca

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Jornal Grande Bahia, informações com opinião.
Jornal Grande Bahia, informações com opinião.

O Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza do Estado da Bahia (Sindilimp-BA) dará início em setembro a uma campanha que tem como lema “É hora de construir um mundo melhor: Serviços Públicos de Qualidade para Todos” lançada em conjunto com a Federação Internacional de Serviços Públicos (ISP), a qual somos filiados. É uma reafirmação do compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

O trabalho em limpeza urbana, para nós, deve se dar no mais alto nível possível e voltado para a defesa da saúde pública, meio ambiente e melhor qualidade de vida para todos e, sendo assim, com a devida valorização do trabalhador do setor.

A campanha visa fazer com que o Estado cumpra com sua obrigação social e efetivamente realize os serviços essenciais que devem ser públicos e para todos, além de proteger os trabalhadores e a população mais carente.

Em resumo, queremos que o Estado tenha um papel efetivo como provedor de serviços essenciais como limpeza urbana, saúde, segurança, educação, justiça, saneamento, água, transporte e energia. Serviços públicos de qualidade têm um caráter estratégico na redução da pobreza, no resgate da auto-estima dos cidadãos e do papel do Estado.

Para nós esta campanha tem um caráter especial, pois sai das reivindicações corporativistas e salariais. Ela tem uma visão mais geral e divulga que a construção de um mundo melhor passa pelo acesso universal a serviços públicos de qualidade com controle social.

Outro aspecto que defendemos é o fim da precarização e da terceirização nos serviços públicos. Sabemos que isso causou a discriminação dos terceirizados, o não desenvolvimento profissional e o comprometimento da qualidade dos serviços prestados à população. É só ver nossa luta recente contra os atrasos salariais para entender isso.

Em relação ao funcionalismo público reivindicamos o direito à negociação coletiva no setor. Serviços de qualidade têm como ponto de partida a democratização das relações de trabalho com a participação da sociedade civil no processo.

Finalizamos afirmando que se ao longo das últimas décadas o nosso mundo tem passado por inúmeras mudanças, a recente crise financeira mundial demonstrou que a experiência do neoliberalismo dos últimos 30 anos fracassou.

Antes da crise, a teoria do estado mínimo e a tese de que o mercado tudo regularia eram amplamente aceitas pelo mundo. Hoje se constata que o Estado deve ter um papel mais importante e os trabalhadores precisam e devem se organizar para que os interesses da maioria da população sejam priorizados e isso passa por serviços públicos de qualidade, pois eles são essenciais para superação da crise e para a inclusão social.

*Por Luiz Carlos Suíca – Coordenador do Departamento Jurídico do Sindilimp-BA – e-mail suica_97@hotmail.com.

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Sobre Alberto Peixoto 488 Artigos
Antonio Alberto de Oliveira Peixoto, nasceu em Feira de Santana, em 3 de setembro de 1950, é Bacharel em Administração de Empresas pela UNIFACS, e funcionário público lotado na Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia, atua como articulista do Jornal Grande Bahia, escrevendo semanalmente, é escritor e tem entre as obras publicadas os livros de contos: 'Estórias que Deus Dúvida', 'O Enterro da Sogra, 'Único Espermatozóide', 'Dasdores a Difícil Vida Fácil', participou da coletânea 'Bahia de Todos em Contos', Vol. III, através da editora Òmnira. Também atua como incentivador da cultura nordestina, sendo conselheiro da Fundação Òmnira de Assistência Cultural e Comunitária, realizando atividades em favor de comunidades carentes de Salvador, Feira de Santana e Santo Antônio de Jesus. É Membro da Academia de Letras do Recôncavo (ALER), ocupando a cadeira de número 26. E-mail para contato: reyapeixoto@yahoo.com.br.