Tião Viana pede inclusão nos Anais do Senado de editorial do Estado de S. Paulo com elogios ao TCU

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

O senador Tião Viana (PT-AC) pediu que seja publicado nos Anais do Senado editorial do jornal O Estado de S. Paulo desta quarta-feira (05/08/2016), que aplaude o presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Ubiratan Aguiar, por ter provocado no governo um debate sobre a qualidade do funcionalismo público do país.

O ministro sugeriu a criação de uma escola para ensinar noções de gestão ao funcionalismo, idéia que foi rejeitada pela diretora de Comunicação e Pesquisa da Escola Nacional de Administração Pública, para quem não há necessidade de se criar mais uma estrutura para treinar pessoal.

– O editorial reconhece o valor do Tribunal de Contas da União, instituição fortemente criticada, mas a meu ver muito mais incompreendida. O editorial é um despertar para uma consciência crítica mais justa e racional sobre a instituição – afirmou o senador Tião Viana.

O editorial afirma que não é apenas o presidente do TCU que está incomodado com a qualidade dos serviços públicos no país. Cita entrevista do secretário de Gestão do Ministério do Planejamento, Marcelo Viana, publicada pelo jornal Valor Econômico. Na entrevista, ele afirma que o governo atacou os dois problemas apontados com frequência no serviço público – salários baixos e falta de pessoal. O secretário pergunta: “Se fizemos tudo isso, por que o serviço público não é bom?” Conforme o editorial, ele responde: em primeiro lugar, a capacitação não é tratada pelo governo como necessidade estratégica, mas como prêmio para os bons servidores. Em segundo lugar, as funções de controle são favorecidas, enquanto se dá pouca importância às funções de execução.

*Com informação da Agência Senado.

Carlos Augusto
Sobre Carlos Augusto 9368 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).