Supremo determina extradição de major da Operação Condor para a Argentina

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

O Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou  hoje (06/08/2009) a extradição do major uruguaio Manuel Juan Cordeiro Piacentini para a Argentina. O militar é acusado de participação na Operação Condor, deflagrada nos anos 70 para reprimir a oposição aos regimes militares que estavam no poder em vários países da América do Sul.

No processo de extradição, Piacentini foi acusado de ser um dos responsáveis pelo “desaparecimento forçado” do cidadão argentino Adalberto Valdemar Soba Fernandes, ocorrido em 1976.

Desde 19 de dezembro do ano passado, após ser submetido a cirurgia cardiovascular, o major cumpria prisão domiciliar. Piacentini  tem 70 anos e é casado há 32 com uma brasileira. Os ministros entenderam, na oportunidade, que uma cirurgia cardiológica não seria compatível com a recuperação no sistema prisional.

Para que Piacentini seja de fato extraditado, ainda é preciso que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva execute a autorização do STF e atenda ao pedido do governo argentino.

Havia também um pedido de extradição de Piacentini, feito pelo governo do Uruguai, descartado devido ao fato de o crime pelo qual o major é acusado ter ocorrido na Argentina.

*Com informação da Agência Brasil.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113486 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]