Santo Antônio Além do Carmo é tema de Mestrado

Juarez Duarte Bomfim
Juarez Duarte Bomfim
Santo Antônio Além do Carmo é tema de Mestrado.
Santo Antônio Além do Carmo é tema de Mestrado.

Com a revitalização do Centro Histórico ocorreram impactos na área de entorno do Pelourinho, a exemplo dos bairros contíguos Carmo e Santo Antônio Além do Carmo.

Os bairros do Carmo e Santo Antônio Além do Carmo foram temas de dissertação de Mestrado, apresentada à Banca Examinadora na tarde de 25 de agosto de 2016, terça-feira, na Pós-Graduação da Universidade Católica do Salvador (UCSAL).

O mestrando Marcos Baruch Portela teve o seu trabalho de pesquisa aprovado, que se intitula “Carmo e Santo Antônio Além do Carmo. Reflexos do processo de revitalização do Centro Histórico de Salvador”.

Baruch argumenta que cidades com centros históricos monumentais, como é o caso de Salvador, competem pelo capital globalizado, utilizando como principal instrumento de atração a imagem do seu patrimônio histórico e cultural, tendo como estratégia o incentivo ao turismo e a promoção da cultura local.

Com a revitalização do Centro Histórico acontecida na década de 1990, ocorreram impactos desta recuperação na área de entorno do Pelourinho, a exemplo dos bairros contíguos Carmo e Santo Antônio Além do Carmo.

Esses impactos são recentes, dos últimos dez anos. O Carmo e Santo Antônio Além do Carmo passaram a viver um processo de requalificação sócio-espacial, com a atração de investimentos naqueles bucólicos bairros, especialmente em hotelaria, com o estabelecimento de 37 novas pousadas e mais: ateliês, bares, restaurantes, agências de turismo etc, somando aos equipamentos até então existentes.

Uma metodologia utilizada por Marcos Baruch foi a de entrevistar moradores da comunidade e proprietários de estabelecimentos comerciais. Uma das entrevistadas fala da vocação do lugar para a atividade de hotelaria: “o Pelourinho é pra se divertir, o Carmo pra se dormir. Você se hospeda aqui e vai brincar lá”.

Este que vos escreve teve o privilégio de participar da renomada Banca Examinadora do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social da Universidade Católica do Salvador (UCSAL), o que muito nos honra. A ótima orientação do trabalho ficou a cargo do Prof. Dr. Nelson Baltrusis e complementou a mesa o Prof. Dr. Pedro de Almeida Vasconcelos.

Marcos Baruch concluiu a defesa verbal da sua dissertação tranquilizando a todos que se preocupam com o destino do Centro Histórico de Salvador: “não há, até o momento, uma desconstrução de territorialidade dos bairros do Carmo e Santo Antônio Além do Carmo”.

 

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Juarez Duarte Bomfim 741 Artigos
Baiano de Salvador, Juarez Duarte Bomfim é sociólogo e mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), doutor em Geografia Humana pela Universidade de Salamanca, Espanha; e professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Tem trabalhos publicados no campo da Sociologia, Ciência Política, Teoria das Organizações e Geografia Humana. Diversas outras publicações também sobre religiosidade e espiritualidade. Suas aventuras poético-literárias são divulgadas no Blog abrigado no Jornal Grande Bahia. E-mail para contato: [email protected]