Recessão afeta mercado de madeiras na Europa, diz estudo

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

Relatório da Comissão Econômica da ONU sugere que cada vez menos casas estão sendo construídas no continente e nos Estados Unidos, onde muitas propriedades são de madeira; Europa concentra 42% de todas as florestas do mundo

 Um relatório das Nações Unidas revela que o mercado de produtos derivados da madeira foi fortemente afetado pela recessão global.

O estudo, “Revisão Anual de Mercado dos Produtos Florestais 2008-2009”, publicado nesta terça-feira, em Genebra, na Suíça, sugere que a queda da demanda do setor agravou-se no ano passado.

Propriedades

De acordo com o relatório, a redução na construção de novas casas na Europa e nos Estados Unidos, onde muitas propriedades são de madeira, seria a principal causa da crise no setor.

Somente no continente europeu, o consumo interno teria baixado 8,5% no ano passado. O número representa a pior performance desde a crise do petróleo em 1973.

Cerca de 42% de todas as florestas do mundo estão nos países europeus.

China

O documento sugere ainda que o mercado europeu passou a concorrer com a produção chinesa de derivados da madeira, como explicou à Rádio ONU a presidente da Comissão Europeia para as Florestas, de Lisboa, Conceição Ferreira.

“Já se começa a sentir que a importação de madeira e de produtos já transformados da China tem vindo a afetar o setor na Europa.

É uma preocupação da Comissão Europeia e da Comissão Económica da ONU para a Europa. Nas nossas análises tomamos sempre em conta o que acontece na China porque afeta os produtos europeus”.

Biomassa

O relatório sobre o mercado de madeiras na Europa foi produzido também pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO.

Segundo o estudo, a única parte do setor que continua a resistir à crise é o uso de madeira como fonte de energia.

A procura de fontes de energia renovável, incluindo a biomassa, está aumentando por causa da promoção, cada vez mais forte, da economia verde.

*Com informação da Rádio ONU.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110039 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]