Recessão afeta mercado de madeiras na Europa, diz estudo

Relatório da Comissão Econômica da ONU sugere que cada vez menos casas estão sendo construídas no continente e nos Estados Unidos, onde muitas propriedades são de madeira; Europa concentra 42% de todas as florestas do mundo

 Um relatório das Nações Unidas revela que o mercado de produtos derivados da madeira foi fortemente afetado pela recessão global.

O estudo, “Revisão Anual de Mercado dos Produtos Florestais 2008-2009”, publicado nesta terça-feira, em Genebra, na Suíça, sugere que a queda da demanda do setor agravou-se no ano passado.

Propriedades

De acordo com o relatório, a redução na construção de novas casas na Europa e nos Estados Unidos, onde muitas propriedades são de madeira, seria a principal causa da crise no setor.

Somente no continente europeu, o consumo interno teria baixado 8,5% no ano passado. O número representa a pior performance desde a crise do petróleo em 1973.

Cerca de 42% de todas as florestas do mundo estão nos países europeus.

China

O documento sugere ainda que o mercado europeu passou a concorrer com a produção chinesa de derivados da madeira, como explicou à Rádio ONU a presidente da Comissão Europeia para as Florestas, de Lisboa, Conceição Ferreira.

“Já se começa a sentir que a importação de madeira e de produtos já transformados da China tem vindo a afetar o setor na Europa.

É uma preocupação da Comissão Europeia e da Comissão Económica da ONU para a Europa. Nas nossas análises tomamos sempre em conta o que acontece na China porque afeta os produtos europeus”.

Biomassa

O relatório sobre o mercado de madeiras na Europa foi produzido também pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO.

Segundo o estudo, a única parte do setor que continua a resistir à crise é o uso de madeira como fonte de energia.

A procura de fontes de energia renovável, incluindo a biomassa, está aumentando por causa da promoção, cada vez mais forte, da economia verde.

*Com informação da Rádio ONU.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141158 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário