Primeira-dama é homenageada pela Justiça do Trabalho e População de Valente é beneficiada pelas Voluntárias Sociais

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
Primeira-dama é homenageada pela Justiça do Trabalho e População de Valente é beneficiada pelas Voluntárias Sociais.
Primeira-dama é homenageada pela Justiça do Trabalho e População de Valente é beneficiada pelas Voluntárias Sociais.

Primeira-dama é homenageada pela Justiça do Trabalho

A primeira-dama do estado e presidente das Voluntárias Sociais da Bahia, Fátima Mendonça, e outras autoridades recebem hoje (28/08/2009) às 17h, no Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5), em Nazaré, a Comenda Ministro Coqueijo Costa da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho da Bahia.

A Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho da Bahia, instituída pela Resolução Administrativa 034/2003, do Órgão Especial do TRT5, foi criada para agraciar personalidades e instituições nacionais ou estrangeiras que tenham se destacado no Direito ou em outra atividade sócio-cultural, ou prestado relevantes serviços à Justiça do Trabalho.

A comenda, que homenageia a memória do Ministro Coqueijo Costa, que foi presidente do TRT5, está constituída nos graus de Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador e Oficial. A escolha dos homenageados se deu por indicação dos desembargadores membros da Corte Trabalhista, com a aprovação do Conselho da Ordem.

População de Valente é beneficiada pelas Voluntárias Sociais

Famílias carentes da zona rural do município de Valente, distante 240 km de Salvador, foram beneficiadas com a entrega de donativos das Voluntárias Sociais da Bahia (Vsba). A solenidade realizada nesta quinta-feira (27) contou com a presença da presidente da instituição, a primeira-dama do estado, Fátima Mendonça. O encontro foi promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares (Straf Valente) e contou ainda com a participação de representantes das associações comunitárias, dirigentes sindicais e integrantes do Grupo Social Terceira Idade em Movimento (GESMIM).

Para atender as demandas sociais de 30 comunidades rurais, as equipes técnicas das VSBA fizeram a entrega de 485 cobertores, colchões e filtros de água que beneficiam cerca de 500 famílias. O GESMIM recebeu ainda 50 metros de tecidos para as oficinas de artesanato. Para as pessoas que procuraram as VSBA em busca de atendimento das demandas sociais das famílias carentes, a Bahia de fato está vivenciando um novo momento, em que o povo é respeitado na sua cidadania.

“Antes, a gente do movimento sindical era mal visto pelos governos, não tinha acesso às autoridades políticas e era sempre vítima das ações de violência na hora de lutar em defesa dos direitos sociais. Essa realidade política agora mudou. Temos ido a Salvador para dialogar com os vários órgãos do governo e somos bem recebidos”, pontuou Claudionor Aquino, presidente do Straf Valente.

 A primeira-dama fez um breve histórico das VSBA, destacando a concepção de cidadania que orienta os trabalhos das equipes técnicas. Também foram apresentadas as políticas e ações  que estão sendo desenvolvidas em todo o estado. “As VSBA nesta gestão adotaram como parâmetro a política nacional de assistência social, desenvolvendo ações que incrementem a transformação social, instituindo gradativamente metas, modelos e  critérios para o melhor aproveitamento das políticas públicas existentes. Também atendem demandas específicas da sociedade organizada, em situação de emergência e vulnerabilidade social com ações diretas para proporcionar assistência imediata aos que precisam”, destacou a diretora operacional Tânia Lessa.

Para as lideranças regionais, os governos atuais têm dado prioridade à região sisaleira da Bahia porque a maior parte das políticas está sendo voltada para entidades que desenvolvem ações de promoção do desenvolvimento social e econômico. Alguns exemplos mais destacados são a Indústria e Fundação da Apaeb, o Instituto de Desenvolvimento Regional (IDR), a FATRES, o CODES Sisal, as cooperativas de crédito rural, dentre outras organizações. Também foram lembradas no encontro as ações em educação: criação da escola de ensino médio profissionalizante, em São Domingos e, em parceria com o neurocientista Miguel Nicolelis, a implantação da escola de ciência, no município de Serrinha.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111058 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]