O futuro do jornalismo

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.

Enquanto os meios de comunicação discutem mil e uma idéias sobre como monetizar o conteúdo na internet, pesquisadores e acadêmicos mostram como os jornais estão apenas perdendo tempo, porque estão ultrapassados não apenas no próprio uso das redes, mas sobretudo em entender como mudou a forma de as pessoas consumirem notícias por completo.

Um relatório comercial da Ericsson aposta que até 2014, 80% da banda larga do mundo será acessada por tecnologias móveis em vez de computadores de casa ou de trabalho.

Fica a questão: se os jornais não parecem sequer entender seus próprios sites oficiais na internet, estarão os meios de comunicação preparados para oferecer produtos e serviços para uma sociedade em plena mobilidade, quando 140 caracteres de uma “twittada” às vezes parecem mais que suficiente?

Enquanto isso, o Wall Street Journal noticia que em quatro anos a Ásia, principalmente a China e a Índia, vai responder por 43% do tráfego da internet contra 13% dos Estados Unidos. E é justamente lá onde a internet móvel sempre esteve um passo a frente das demais regiões do mundo. É bom ficar de olho.

*Com informação do Knight Center.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113514 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]