Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 12 de agosto de 2009

Antônio José Larangeira.
Antônio José Larangeira.

Embora não oficialmente, todavia está entregue ao público o Museu de Ciência e Tecnologia do Observatório Astronômico Antares, excelente realização do seu diretor  Paulo Poppe que em conversa com este jornalista, destacou que a difusão e socialização da ciência se constituem nos principais objetivos do novo espaço público. O seu funcionamento está coincidindo com o período de comemorações pelos 40 anos em que o homem pisou na Lua pela primeira vez, completados no final de julho. O Museu é composto pelos projetos Parque Espacial e Parque dos Dinossauros, que possuem, dentre outros equipamentos, uma réplica de11 metros do foguete Saturno 5 que realizou a viagem à Lua na Missão Apollo 11, em 1969, dois “gyrotecs” (ou “loconautas”), e réplicas de espécies de animais que viveram há milhões de anos no hoje território brasileiro. A sua entrega oficial será com a presença do governador Jaques Wagner em data a ser marcada previamente.

Centenário de Martiniano

Criação de concurso literário para publicação da I Antologia do Conto e da Crônica Feirense, premiando 25 participantes será realizado pela Academia Feirense de Letras numa iniciativa do seu presidente cronista Eduardo Kruschewsky, que ocorrerá no próximo mês de setembro. Aliás, por falar na Academia de Letras, em outubro, acontecerá na Câmara de Vereadores sessão solene comemorativa dos 100 anos do seu primeiro presidente, Martiniano Carneiro. Na oportunidade, serão entregues as Medalhas “Martiniano Carneiro” a todos os ex-presidentes da entidade. No caso dos falecidos, a honraria será entregue à família.

Turismo de negócios

Instituições que compõe as classes produtoras da cidade, como por exemplo a Associação Comercial de Feira de Santana, estão preocupadas com o futuro econômico-financeiro do município, mais precisamente com a proposta de se transformar a cidade num grande centro de turismo de negócios. Por este motivo, o presidente Armando Sampaio, da Associação Comercial está no firme propósito de procurar meios para se conseguir junto ao governador Jaques Wagner, para que a obra seja concluída. Segundo consta, o deputado estadual Zé Neto, atento ao assunto já começa pensar em desencadear providências para que o fato se torne realidade.

Secretário na praça

Estiveram na cidade para acompanhar uma mega operação em que fizeram parte 162 policiais, denominada de “Operação Trevo”, o secretário de Segurança Pública César Nunes e o delegado chefe da Policia Civil do estado Joselito Bispo. Aqui foram recebidos pelo coordenador regional de Policia  de Feira de Santana Fábio Lordelo.

Dia dos pais

Em volta do empresário Dario Mascarenhas de Oliveira, seus filhos e netos estiveram reunidos durante almoço em sua residência, domingo ultimo, onde rolou o melhor escocês e cervejota. O menino Dario, radiante, teve em sua volta além dos filhos e noras, seus netos.

Confraria

Concorrido o almoço de sexta feira na Confraria dos Gastrônomos, sob o comando de Armando Sampaio, na Churrascaria Querência. Entre os mais assíduos membros titulares, esteve o empresário Jose da Costa Falcão que ao lado de Osvaldo Torres são profundos apreciadores do vinho da melhor casta.

Sobre Antonio José Larangeira 3098 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]