MPF/BA ajuíza ação contra associação por não prestar contas de recursos federais

Jornal Grande Bahia, informações com opinião.
Jornal Grande Bahia, informações com opinião.

Verba deveria ser utilizada para capacitação de técnicos, profissionais e familiares que lidam direta ou indiretamente com pessoas com deficiência em Camaçari.

O Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) propôs na semana passada ação de improbidade administrativa contra a Associação Felizcidade, em Camaçari (BA), a cerca de 40 km de Salvador, e Heckel Herbert Pedreira Santos, presidente da entidade, por não prestar contas de recursos federais repassados em 2005 pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH).

A verba, R$ 35 mil, em valor da época, foi transferida à entidade para capacitação de técnicos, profissionais e familiares que lidam direta ou indiretamente com pessoas com deficiência, a exemplo de professores, empresários e prepostos de empreendimentos que teriam dificuldade em cumprir a legislação trabalhista notadamente no que se refere à reserva de postos de trabalho.

Autor da ação de improbidade, o procurador da República Danilo Dias afirma que a iniciativa, se efetivamente cumprida, “permitiria à pessoa com deficiência o respeito aos seus direitos fundamentais, costumeiramente relegados à segundo plano, e, no atual quadro de atuação governamental, reduzidos à assistência básica de saúde”.

Como não houve a prestação de contas, a entidade foi colocada na relação de inadimplentes perante o Tesouro Nacional e ficou impedida de realizar outros convênios com a União. “A conduta omissiva do requerido merece, sob todos os aspectos, severa repreensão”, afirma o procurador.

Na ação, o MPF/BA pede que a Associação Felizcidade e seu presidente sejam condenados nas sanções previstas pela Lei de Improbidade Administrativa: ressarcimento integral do dano; perda da função pública; suspensão dos direitos políticos; pagamento de multa civil e proibição de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120515 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.