Lauro de Freitas: inscrições para jogos estudantis de praia

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jogos estudantis de praia ocorre em Lauro de Freitas.
Jogos estudantis de praia ocorre em Lauro de Freitas.
Jogos estudantis de praia ocorre em Lauro de Freitas.
Jogos estudantis de praia ocorre em Lauro de Freitas.

As inscrições para participar do maior evento esportivo de Lauro de Freitas podem ser feitas até as 17h da próxima segunda-feira (03/08/2009). Os Jogos Estudantis de Praia reunirá mais de 600 estudantes de primeiro e segundo grau, nível superior, pós-graduação e cursinho, que disputarão provas de beach soccer, surfe, bodyboarding, vôlei de praia e aquathlon, em uma mega arena, montada próximo ao Kartodromo do município, na Praia de Ipitanga. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através dos telefones (71) 3423-7438 e 3288-8673.

Para participar dos jogos, os atletas têm que estar regularmente matriculados em uma instituição de ensino e devem apresentar, tanto na inscrição, quanto nas provas, a carteira de identidade e os comprovantes de matrícula e residência. De acordo com o diretor da Divisão de Esporte e Lazer da Secretaria de Trabalho, Esporte e Lazer de Lauro de Freitas, Aelson Lopes, podem se inscrever alunos de todas as idades. “Inclusive aqueles matriculados em cursos pré-vestibular, pós-graduação ou mestrado. Basta estar matriculado e apresentar o comprovante”, ressalta.

No entanto, é bom se apressar, pois, até o final da tarde de quinta-feira (30/07), restavam poucas das 650 vagas oferecidas. De acordo com o diretor, as 330 vagas para o beach soccer já foram preenchidas. Para as outras modalidades, ainda existem vagas. Depois de Lauro de Freitas, será a vez de Camaçari receber os Jogos Estudantis de Praia, entre os dias 11 e 13 de setembro na praia do Piruí, em Arembepe. A grande festa dos esportes de praia é uma realização da Associação Comunitária e Cultural Stellagrace e tem patrocínio do Ministério dos Esportes.

Os jogos têm caráter pioneiro na Bahia. Além de estimular a prática esportiva e a integração entre estudantes de diversas classes sociais, proporcionará, para crianças, adolescentes e adultos, uma estrutura já mais disponibilizada para competições amadoras no Estado. Serão quatro arenas esportivas e arquibancadas para abrigar mais de 1000 espectadores.

Para o coordenador educacional dos Jogos Estudantis de Praia, Ivan Pedreira, a existência de eventos esportivos no calendário destes municípios permite que a população adquira outros hábitos como forma de lazer. “Em Salvador, onde foi realizada a primeira edição dos jogos (em janeiro), somente 2% da população pratica alguma atividade motora regularmente. Não temos uma infraestrutura voltada para esportes, o que faz com que os investidores voltem sua atenção à indústria do turismo e do entretenimento”, avalia o professor de educação física.

Pedreira acredita que, ao levar eventos como os Jogos Estudantis de Praia para o Litoral Norte, a Bahia está fazendo bom uso do imenso potencial litorâneo do Estado, que possui a maior extensão costeira do país. “Outro ponto importante é o contato com o meio ambiente, associando educação, esporte e conscientização ambiental”, conta, mencionando que, nos Jogos de Arembepe, o evento ficará próximo ao Projeto Tamar, com a possibilidade da realização de atividades ecológicas com as crianças.

Os Jogos Estudantis de Praia são uma realização da Associação Comunitária e Cultural Stellagrace, tem patrocínio do Ministério do Esporte, apoio das prefeituras municipais de Lauro de Freitas e Camaçari e da Aquarius Fresh e supervisão técnicas da Federação de Beach Soccer do Estado da Bahia, Federação Baiana de Vôlei, Federação Baiana de Surf, Federação Baiana de Triathlon e Federação Baiana de Bodyboarding.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113852 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]