Ibirapitanga festeja 48 anos de emancipação

Logomarca do Jornal Grande Bahia
Logomarca do Jornal Grande Bahia
Ibirapitanga festeja 48 anos de emancipação.
Ibirapitanga festeja 48 anos de emancipação.

Por causa das comemorações do aniversário de emancipação política do município de Ibirapitanga, o deputado Ângelo Coronel (PR) registrou,  na Assembleia Legislativa, moção de congratulações a este marco. Segundo o parlamentar, a origem desta cidade se atribui à construção de uma palhoça às margens do Rio Cachoeira, em terras localizadas no município de Camamu. Mais tarde, com o surgimento de outros emigrantes, nasce um arraial denominado Cachoeira do Pau.

Coronel conta que o arraial leva este nome devido aos costumes dos moradores locais de colocar paus sobre o Rio Cachoeira, com a intenção de facilitar o transporte de cargas da região, geralmente feito no lombo dos animais. O arraial foi elevado à categoria de distrito de Ibirapitanga em 30 de novembro de 1938. O deputado ainda afirma que, em 1953, foi elevado à condição de vila, ainda pertencendo ao município de Camamu,  e teve sua emancipação em 3 de agosto de 1961.

Localizada na região econômica do litoral sul da Bahia, a cidade, de acordo com Coronel, tem no setor de serviços sua base de sustentação econômica, representando a maior parte das receitas produzidas. Ele apresenta ainda dados do IBGE demonstrando que a população é composta atualmente por 23 mil pessoas.

“Gostaríamos de congratular a atual administração pelas conquistas realizadas, fazendo votos de novos progressos na comemoração dos 48 anos de emancipação deste município”, destacou Ângelo Coronel.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108072 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]