Ibiquera ganha mais saúde e inclusão digital

Durante as comemorações de 51 anos de emancipação política, o município de Ibiquera, a 277 quilômetros de Salvador, recebeu neste sábado (22/08/2009), uma Unidade Saúde da Família (USF) e um Centro Digital de Cidadania (CDC).

A unidade de saúde conta com farmácia, consultórios de enfermagem, médicos e odontológicos, salas de curativo e sutura, imunização e coleta, depósito de material de limpeza, copa e sanitários.A equipe formada por médicos, enfermeiros, dentistas e agentes comunitários de saúde, está preparada para o atendimento a mais de 4.400 pessoas. O investimento foi de mais de R$142 mil, incluindo os equipamentos.

A obra faz parte do Programa Saúde da Família, executado em parceria entre o governo federal, estados e municípios. Em maio do ano passado, o Governo do Estado e 93 prefeituras municipais assinaram convênios para a construção de 94 novas unidades do programa e a reforma de mais 59 unidades. Os recursos do Estado somam R$ 16 milhões. Até 2010, a Bahia vai contar com mais de 400 unidades de saúde da família, beneficiando mais de 1,4 milhões de baianos.

Inclusão digital

Também foi entregue à população da cidade, um CDC com 10 computadores ligados à internet banda larga, equipados com softwares livres e impressora. A iniciativa faz parte do Programa Cidadania Digital, que já instalou mais de 700 centros em cerca de 400 municípios baianos, e é considerado a maior iniciativa estadual de inclusão digital do Brasil. A rede de Centros Digitais de Cidadania tem mais de 110 mil acessos diários e qualquer cidadão pode utilizar gratuitamente esses serviços.

As ações vão facilitar a vida em Ibiquera. “Vai facilitar muito a nossa vida ter um posto de saúde da família aqui, pra gente não precisar ir pra Itaberaba procurar atendimento médico, afirmou a dona-de-casa, Benedita Souza”.

“São pequenas obras, mas que a gente sabe que vão significar uma grande mudança na vida das pessoas de uma cidade pequena como Ibiquera”, explicou o comerciante, Fabrício Correia.

Qualidade de Vida

O governador Jaques Wagner fez um balanço das ações do Estado na área da Cultura, com a implantação de 200 pontos de cultura em todo o Estado, na Saúde, com a construção e reforma de hospitais para atender a mais de seis milhões de baianos e no setor da Segurança Pública, com a ampliação dos equipamentos, melhoria salarial do efetivo e contratação de novos policiais. Wagner falou sobre a mudança da vida da população de Ibiquera com as obras entregues e garantiu que outras serão realizadas na cidade.

“A cidade é pequena, com pouco mais de cinco mil habitantes, mas essas pequenas ações são importantes, esse posto que estamos inaugurando, é a primeira unidade de saúde da família na cidade, isso faz a diferença. Mas nós vamos continuar com o Água Para Todos, aqui na região, que é muito carente de água de qualidade, essas obras já estão em andamento e vamos ampliá-las”, afirmou o governador.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111051 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]