Geddel e Lúcio Vieira participam de inaugurações em Riachão do Jacuípe e Governador Mangabeira

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

Prefeito Dr. Laurinho inaugura obras no aniversário do município

A população de Riachão do Jacuípe acaba de ser atendida em uma de suas maiores reivindicações: o açougue municipal foi totalmente recuperado pela prefeitura, comandada pelo peemedebista Lauro Falcão Carneiro (Dr. Laurinho), e inaugurado sexta-feira (14/08/2009). O evento teve participação do ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, do presidente estadual do PMDB, Lúcio Vieira Lima, do deputado federal Colbert Martins e diversas lideranças da região.

O dia escolhido para a inauguração do açougue foi o mesmo do aniversário de 81 anos de emancipação política do município. “Escolhi a data como uma forma de comemorar ainda mais os festejos do nosso aniversário. Foi com muita dificuldade, mas conseguimos reformar o nosso açougue municipal”, discursou o prefeito Dr. Laurinho para mais de 500 pessoas reunidas em frente ao palanque montado próximo a obra inaugurada.

Para o ministro Geddel Vieira Lima não haveria melhor maneira de comemorar o aniversário da cidade: “aniversários se comemoram com presentes e esse açougue é um grande presente para Riachão do Jacuípe. Agora vocês saberão a origem da carne que vão comer em suas refeições e saberão também que ela foi bem cuidada. Estamos inaugurando a saúde do nosso povo”, disse.

O ministro ressaltou que, na Bahia, as prefeituras têm assumido muitos dos compromissos que são obrigação do governo do Estado, a exemplo dos gastos com saúde e segurança, e reafirmou sua vontade de governar o estado. “Tenho certeza de que, em 2010, trilharemos juntos um caminho de esperança”.

Dr. Laurinho comentou sobre o rompimento da aliança entre o PMDB e o PT da Bahia. “Nós vamos com o PMDB para onde o partido for”, disse. “Com Geddel, sempre é possível contar e é, por isso, que o 15 vai conquistar o governo do Estado”, acrescentou.

Segundo Lúcio Vieira Lima, o PMDB deu uma “demonstração clara do que é a política certa ao romper a aliança”. Ele reafirmou a candidatura do ministro Geddel ao governo do Estado em 2010. “Me dêem Geddel governador que eu saberei fazer a minha parte”, completou o presidente do PMDB, que é pré-candidato a deputado federal nas próximas eleições.

O açougue

O açougue de Riachão do Jaquípe estava fechado, sem condições de higiene para o funcionamento. Todas as pessoas que trabalhavam no local tiveram de sair. Algumas alugaram casas para fazer de frigorífico e outros ficaram sem trabalhar.

Com a reforma, o estabelecimento reabre, com inúmeras melhorias, como revestimento impermeável no chão, nas paredes e pias em cada compartimento. Para a moradora Rosemeire Santana, com a reforma do açougue, a ida às comprar vai melhorar muito. “Antes a gente tinha de ir a vários lugares para escolher a carne, agora vai ficar tudo no mesmo lugar e lá a gente escolhe o que mais agradar”, disse.

A reforma do açougue foi feita atendendo à portaria ministerial 304/96 que institui normas para o abate e comercialização de carnes.

Candeias

Depois da visita a Riachão do Jacuípe, o ministro Geddel Vieira Lima e o presidente do PMDB, Lúcio Vieira Lima, seguiram para Candeias onde participaram dos festejos de aniversário da cidade, juntamente com prefeita Maria Maia (PMDB). O município comemorou 51 anos de emancipação política ao som da Banda Eva.

PMDB entrega obras em Governador Mangabeira

A prefeitura municipal de Governador Mangabeira realizou inaugurações de mais uma etapa de obras nessa sexta-feira, 14 de agosto. Em parceria com o Ministério da Integração Nacional, foram inaugurados o Sistema de Abastecimento de Água da comunidade de Meio de Campo, a entrega da Escola Terezinha Jesus de Santana para a comunidade de Encruzo, a entrega de três carros para beneficiar as Secretarias de Educação, Ação Social e Vigilância Pública e a a reforma do Programa de Saúde da Família (PSF) para a comunidade de Brejos, que ainda conta com serviço odontológico permitindo, assim, que a população não precise se deslocar para outros municípios em busca de atendimento médico.

Acompanhada da fanfarra de Mangabeira (FAMAG), uma multidão entusiasmada, fogos e balões, a solenidade de entrega foi marcada pelas bênçãos do padre Gustavo, pároco de Mangabeira, e por forte sentimento de dever cumprido da prefeita Domingas (PMDB), que durante discurso ficou emocionada quando falou da realização dessas obras para as comunidades. “Hoje é um dia feliz, dia festa, e tenho certeza que não é somente o meu coração que está festejando. Sou mulher e sei das dificuldades que enfrento todos os dias, para conseguir as verbas para trazer as obras que precisamos aqui em Mangabeira, mas como sou do PMDB e tenho um forte amigo e aliado como o ministro Geddel, tudo se torna possível e real. Porque esse sim é um homem de palavra, quando ele diz que vai fazer, faz!”. E completou: “não esqueço de quem sempre esteve ao meu lado nos momentos difíceis”.

O presidente do PMDB, Lúcio Vieira Lima, esteve presente nas inaugurações, representando o ministro Geddel, que estava em São Paulo participando da entrega do Prêmio da Revista Isto É a personalidades brasileiras. Em discurso, parabenizou a prefeita Domingas pela iniciativa inteligente do investimento recebido: “é com grande satisfação que estou participando aqui hoje dessas rzações. Quero dar mais uma boa notícia para você prefeita Domingas: O ministro Geddel, por determinação do presidente Lula, já liberou os recursos necessários para a construção de novas unidades habitacionais aqui em Governador Mangabeira”, declarou o presidente entre aplausos da população.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108642 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]