Gatos serão castrados na UEFS

Logomarca do Jornal Grande Bahia
Logomarca do Jornal Grande Bahia

Mais de 100 gatos e alguns cachorros que vivem na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) serão castrados, nos dias 29 e 30 de agosto de 2009. A intervenção cirúrgica será desenvolvida por médicos veterinários do Centro Municipal de Controle de Zoonoses, Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) e de clínicas particulares, visando controlar a crescente população de animais soltos no campus universitário, na BR-116 Norte.

A castração será realizada em duas etapas. Começa no dia 29, à tarde, com os trabalhos focados nos animais machos. Já no segundo dia, as fêmeas serão conduzidas, durante todo o dia, para as clínicas veterinárias visando a realização dos trabalhos.

A coordenadora do Centro Municipal de Controle de Zoonoses, a médica veterinária Mirza Carvalho Santana, explica que a medida faz parte de um projeto piloto visando controlar a superpopulação de animais, principalmente gatos, existente no campus da UEFS. Ao longo dos últimos meses, os animais vêm sendo abandonados no campus universitário por moradores de bairros circunvizinhos à universidade.

Durante a castração, os médicos veterinários ainda vão realizar a vacinação anti-rábica em gatos e cachorros. Além disso, a colocação de microchips visando facilitar a identificação dos animais.

A medida, inédita na cidade, visa, a princípio, somente conter o crescimento descontrolado da população de cães e gatos no campus universitário. Entretanto, uma segunda etapa poderá ser desenvolvida pela equipe de médicos veterinários, nos bairros vizinhos, caso a população continue soltando mais animais no campus universitário.

Neste caso, o trabalho seria desenvolvido juntamente com uma campanha educativa alertando para os problemas que a posse irresponsável destes animais pode provocar à comunidade.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115055 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.