Feirenses são destaque no Jiu-Jitsu nacional

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
Feirenses são destaque no Jiu-Jitsu nacional.
Feirenses são destaque no Jiu-Jitsu nacional.

Esporte que vem vencendo o preconceito e formando talentos, o Jiu-Jiutsu Esportivo tem colocado Feira de Santana em destaque no cenário nacional nos últimos anos. A cidade tem revelado muitos talentos que brilham nas principais competições do país. Dentre os principais nomes na atualidade estão o faixa-roxa Alexandre Lima, e faixa-preta Antônio Diamantino Neto.

Ambos lideram o ranking baiano em suas respectivas categorias. Os feirenses também garantiram a terceira colocação no Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu realizado em São Paulo, no mês de junho. Os atletas pertencem a Academia Corpo e Mente. Agora eles se preparam para a disputa do Campeonato Norte-Nordeste, que acontece no final deste mês, em Fortaleza, Ceará.

Alexandre observa que o esporte vem crescendo muito em Feira de Santana nos últimos anos, mas ressalta que a divisão entre federações acaba dificultando para os atletas. “Se houvesse uma união seria muito melhor para toda a categoria. Pois aí sim teríamos um único campeão baiano, e consequentemente um nível de disputa mais elevado”, explica. Atualmente existem três federações no estado.

Crescimento

Aos 22 anos, Alexandre já tem um grande currículo de conquistas. Além do terceiro lugar na categoria pena-roxa no Campeonato Mundial deste ano, o feirense também conquistou no ano passado o Campeonato Sul-americano na categoria Absoluta (sem limite de peso), em Cabo Frio, no Rio de Janeiro. O lutador também comemora o crescimento na cidade.

“Feira de Santana hoje é um pólo do jiu-jitsu. O nível da Bahia também está muito forte, e no nordeste o esporte também vem crescendo muito nos últimos anos. Cada vez mais temos crianças praticando este esporte nas academias. E isso é muito importante para formarmos os atletas do futuro”, observa.

Preconceito

Com 11 anos de experiência no Jiu-Jitsu Esportivo, Antônio Neto observa que um dos principais paradgmas que vem sendo vencido é o preconceito com este esporte. “Muitas pessoas taxavam o jiu-jitsu como uma luta marginalizada, que estimulava a violência, quando na verdade não é essa a proposta do esporte. Mas isso vem sendo superado aos poucos”, acredita.

Neto lidera o ranking baiano na categoria faixa-preta, e é considerado um dos principais nomes do esporte a nível nacional. Ele também destaca o bom momento do jiu-jitsu em Feira de Santana, mas frisa que a falta de patrocínio acaba desistimulando muitos atletas. “Infelizmente é uma situação que atinge a todos do esporte amador. E isso é uma coisa que o empresariado precisa de atentar: valorizar os nossos talentos do esporte”

 

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111157 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]