Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 31 de agosto de 2009

Antônio José Larangeira
Antônio José Larangeira

Finalmente Feira de Santana, poderá ser Comarca de entrância final. É que o Tribunal de Justiça da Bahia encaminhou à Assembléia Legislativa do Estado o projeto que eleva Feira de Santana de comarca da entrância intermediária para entrância final, assim como as cidades de Vitoria da Conquista, Itabuna, Ilhéus, Juazeiro, Camaçari, Lauro de Freitas e Jequié. Assim sendo, este município passará a ter 33 juízes, com criações de novas varas que vão melhorar o atendimento à população feirense e dar maior agilidade aos processos judiciais. A presidente do Tribunal de Justiça desembargadora Silvia Zarif, segundo consta na mídia, usou o parâmetro para esta decisão, propondo a elevação dos municípios que tiverem população superior a 150 mil pessoas.

Mostra náutica

A Marinha do Brasil, em comemoração à Semana da Pátria, está realizando exposição pública de material, viaturas, equipamentos e instrumentos náuticos na área externa ao Farol da Barra, desde ontem, com a apresentação da banda de música do Grupamento de Fuzileiros Navais. O público poderá conhecer as atividades desenvolvidas pela Marinha, bem como as formas de ingresso na Força. Além de serviço de aferição de pressão arterial pela equipe do Hospital Naval de Salvador, serão oferecidas aulas de nós e de apitos marinheiros. A mostra ficará até o dia 30 de setembro.

Nova data

O Boulevard Fashion Gourmet teve a data de abertura adiada para o dia 16 de setembro e dentro da programação vai homenagear o estilista Vitorino Campos, revelado no Barra Fashion e muito aplaudido no último Rio Moda Hype, que está criando uma coleção exclusiva para apresentar na sua cidade natal. O line-up dos desfiles se completa com o lançamento das coleções da Hering, Blue Man para Aranãs, Souto Mania, Americanas, Linus, Óticas Opção, Disritmia e Cantão para We Do Fashion, Bunnys e Eclipse. Este evento que será realizado no Boulevard Shopping, em Feira de Santana, será dedicado ao Ano da França no Brasil através da moda e a gastronomia. Além de desfiles, o Boulevard Fashion Gourmet vai promover até o dia 22 de outubro, sempre as quintas, a cozinha gastronômica, pilotada por convidados especiais, apresentações técnicas de tendências para o Verão 2010 e palestras sobre perfumes, acessórios de beleza e outros temas.

Premiação

Pela segunda vez consecutiva, a Faculdade 2 de Julho, de Salvador, recebe o Prêmio Iberoamericano de Honra à Excelência Educativa, a mais importante distinção internacional outorgada anualmente aos mais prestigiados profissionais e instituições líderes da educação, ao se destacarem em suas respectivas especialidades e países na tarefa de formar homens e mulheres de excelência. A premiação aconteceu durante a realização do VI Congresso Iberoamericano, que teve o tema “Educando para o êxito e famílias felizes” e que reuniu representantes de 23 países de terça até sábado ultimo, no Delfines Hotel & Casino, em Lima, no Peru. A Faculdade 2 de Julho foi representada pelo diretor geral, o professor Josué Mello, que, inclusive, ministrou palestra sobre Educação e Direitos Humanos, tema da Conferência Jaime Wright deste ano, evento anual realizado pela Faculdade e que acontece de 21 a 23 de outubro.

Poluição

Continua se constituindo em verdadeira poluição a distribuição de folhetos por toda cidade pelas mais diversas empresas no afã de vender os seus produtos. Como em cada esquina estão à espreita dezenas de jovens na luta de entrega da papelada aos transeuntes e proprietários de veículos, estes se descartam dos papeis jogando-os nas ruas e avenidas, deixando-as sujas. Seria de bom alvitre uma medida do secretario de Meio Ambiente Antônio Carlos Coelho, com vista proibir esta poluição que emporcalha as artérias do município.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos: 

Jornal Grande Bahia,

Tribuna da Bahia e

Notícias da Bahia

Sobre Antonio José Larangeira 3068 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]