Feira de Santana cria 309 novos empregos em julho no mercado formal | Por Roberto Lima

Jornal Grande Bahia, informações com opinião.
Jornal Grande Bahia, informações com opinião.

Em julho, Feira de Santana registrou 309 novos empregos celetistas (trabalhadores com carteira de trabalho assinada), diferença entre 2.856 admissões menos 2.547 demissões de trabalhadores, segundo análise do setor de estatística da CDL, com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – CAGED do Ministério do Trabalho e Emprego.

O saldo positivo decorreu, principalmente, da expansão nos setores econômicos da construção civil (+ 262), serviços (+107), serviço industrial de utilidade pública (+13), extração mineral (+7) e da agropecuária (+2).

Nos setores de comércio varejista e indústria de transformação houve retração, com fechamento de 64 e 18 novos postos respectivamente. No comércio as demissões foram em função da mão de obra temporária contratada para as festas juninas. Quanto à indústria de transformação, houve a interrupção do processo de saldos positivos dos últimos dois meses.

No ano (janeiro a julho), Feira de Santana acumula a criação de novos 780 postos. A ampliação de postos de trabalho é um sinal concreto de que a economia começa a retomar o crescimento de forma consistente. O comportamento de quase todos os setores da economia é positivo, em particular, o da construção civil e o de serviços.

Ao analisar a evolução da criação de empregos nos últimos anos, nos quais o mês de julho geralmente não apresenta alta no número de novas vagas, percebe-se a importância do saldo atual (309), que ratifica a tendência de ampliação progressiva do emprego ao longo de 2009, refletindo o abrandamento dos efeitos da crise.

As vagas celetistas este mês foram criadas de forma proporcional pela Região Metropolitana de Salvador (4.894 empregos, equivalendo a aproximadamente 50,0% do total estadual) e pelo interior (com 4.898 postos, praticamente 50,0%).

Entre os dez maiores municípios do Estado, os saldos foram: Salvador (+ 3.761), Casa Nova (+ 1.227), Juazeiro (+ 863), Lauro de Freitas (+ 708), Barra do Choça (+ 627), Camaçari (+ 357), Feira de Santana (+ 309), Jequié (+ 298), Maragogipe (+ 241) e Vitória da Conquista (+ 194).

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116733 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.