Falantes do português no mundo comentam o alcance da língua falada por 235 milhões de pessoas das América

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

Português pelo Mundo

Falantes do português no mundo comentam o alcance da língua falada por 235 milhões de pessoas das Américas à Ásia; jurista timorense diz que após a independência da indonésia, idioma de Camões voltou às salas de aula; ex-funcionária da ONU, nascida em Goa, na Índia, conta que jovens estão interessados no português como parte de sua história.

Em julho passado, o governo de Portugal, apoiado pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, lançou uma nova estratégia para aumentar a presença do idioma em nível internacional.

Mas o que dizem os falantes de áreas onde o português não é a língua da maioria?

Geração Inteira

Nesta conversa com a Rádio ONU, o provedor de Justiça do Timor-Leste, Sebastião Dias Ximenes, explica que após deixar de ser colônia portuguesa em meados dos anos 1970, o Timor passou a falar indonésio.

E após a independência da vizinha indonésia, o português voltou a ser língua oficial. Mas segundo Dias Ximenses, uma geração inteira perdeu o contato com o idioma.

Carlos Araújo, da Rádio ONU, falou com o provedor timorense sobre a estratégia do ensino da língua no país do sudeste da Ásia.

Esforços do Governo

Segundo ele, hoje em dia, o português é obrigatório nas escolas primárias e os resultados dos esforços do governo já poderão ser sentidos em breve.

“A língua portuguesa é agora a nossa língua oficial. Queiramos ou não temos que aprender. Só que a realidade em Timor-Leste depois de 1975, a Indonésia invadiu o país e com a ocupação o português caiu. Fomos obrigados a falar a língua indonésia até porque para nos adaptarmos a uma nova vida naquele momento.

Estudar em Portugal

Todos sabemos que a língua portuguesa não é fácil. Mas o governo atual tem feito alguns esforços para que o português possa ser aprendido pelos timorenses. Esperamos que mais gente o fale no futuro. Já começamos com o português como língua obrigatória nas escolas primárias.

Desde que Portugal abandonou o Timor-Leste, somente uns 10% permaneceram falando a língua no nosso país. Muitos dos nossos timorenses estão a estudar em Portugal e a língua está avançando no Timor-Leste. Isso é o que posso falar”, afirmou.

Goa

Do Timor-Leste, vamos saber como o português continua sendo falado em Goa, um estado da costa oeste da Índia.

Após a saída de Portugal da região em 1961, Goa, que havia sido controlada pelos britânicos, passou à soberania da Índia.

Nesta entrevista à Rádio ONU, eu converso com Maria Almeida, ex-funcionária das Nações Unidas, que nasceu no Estado de Goa.

Mundo Lusitano

Ela relembra suas primeiras impressões da língua materna.

Segundo ela, o português é muito mais que um idioma para os goeses de sua geração. É também a ponte para um mundo de cultura e identidades portuguesas.

O português é falado por cerca de 235 milhões de pessoas em oito países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

*Com informação da Rádio ONU.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113575 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]