EUA desliga letreiro com mensagens a favor da democracia em Havana

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

Com Obama, o governo americano já havia diminuído o financiamento das transmissões subsidiadas em Cuba. Agora, os Estados Unidos desligaram o outdoor eletrônico que mostrava mensagens a favor da democracia e dos direitos humanos para os cubanos, situação que irritou o governo de Fidel Castro por três anos, segundo relata o The New York Times e a Associated Press.

A CNN International se refere ao letreiro montado em 2006 como “a versão do governo americano ao letreiro da Times Square em Nova Iorque”. As mensagens do outdoor eletrônico eram exibidas em letras vermelhas vibrantes, de resultados dos jogos às mensagens a favor dos direitos humanos. Segundo o NYT, certa vez uma mensagem política em particular provocou a elite cubana, por dirigirem carros luxuosos enquanto o restante da população precisava pedir carona.

Em resposta, Fidel Castro organizou uma marcha de um milhão de cubanos na frente do edifício e bloqueou as mensagens com bandeiras de até 30 metros de altura. Na época, o governo de Fidel também instalou outdoors com mensagens contra o presidente George W. Bush.

De acordo com duas fontes ouvidas pela imprensa americana, o Departamento de Estado desligou o outdoor localizado no quinto andar do edifício em Havana como um indicativo das tentativas de Washington de melhorar a relação com Cuba.

O governo americano já aliviou as restrições de viagens e deu início a conversas com Cuba sobre questões de imigração, além de permitir companhias telefônicas a operar na ilha.

Um porta-voz do Departamento de Estado, Ian Kelly, disse à AP que Cuba também desligou alguns dos seus próprios outdoors com mensagens negativas aos EUA e que, com isso, o governo americano enxergou na atitude uma ação positiva. Ele disse que Washington não achava que o “duelo de letreiros” estavam “servindo aos interesses de promover uma relação mais produtiva” [entre os dois países].

*Com informação de Centro Knight.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112632 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]