Emiliano (PT-BA) critica o DEM e defende cotas para negros nas universidades | Por Oldack de Miranda

Oldack Miranda fez parte da resistência democrática e foi preso e torturado por prepostos da ditadura militar.
Oldack Miranda fez parte da resistência democrática e foi preso e torturado por prepostos da ditadura militar.

Na Câmara Federal, o deputado Emiliano José (PT-BA) se pronunciou (11/08) contra o DEM, que investe contra a política de cotas para negros na universidade. “A Casa Grande não descansa. A qualquer movimento da senzala, a Casa Grande esperneia, fica toda ouriçada, à beira de um ataque de nervos. Foi o que ocorreu com o DEM recentemente. Inconformado com o acesso de jovens negros à universidade, resolveu entrar com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) com pedido de liminar destinada a eliminar as cotas raciais na Universidade de Brasília e, quem sabe, com tal iniciativa, tomar outras medidas contrárias às cotas em todo o País”.

O DEM é um fiel interprete do pensamento conservador. É sempre contra o povo. Felizmente, o STF decidiu rejeitar a liminar requerida pelo DEM.

“Orgulho-me de a Bahia, meu estado, contar com duas universidades que adotam vitoriosamente o sistema de cotas: a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA).

A proposta de cotas proposta pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) é derivada da proposta da UFBA, que tem à frente um extraordinário reitor, Naomar de Almeida Filho, um dos mais revolucionários reitores do País e um dos mais ousados pensadores da educação do Brasil. Lembro, para mostrar o quanto as cotas são importantes para o meu Estado, que os negros e negras da Bahia representam 76% da população”.

*Por Oldack de Miranda é jornalista, escritor (foi co-autor do livro biográfico Lamarca, Capitão da Guerrilha), é Assessor de Comunicação e Ouvidor Especializado do DESENBAHIA – Agência de Fomento do Estado da Bahia S.A. Publica diariamente textos jornalísticos e artigos no blog Bahia de Fato

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108176 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]