Domingo na Praça promove a Literatura de Cordel

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

No mês de agosto, o projeto ‘Domingo na Praça’, da Biblioteca de Extensão da Fundação Pedro Calmon, abre espaço para a cultura popular nordestina e promove a literatura de cordel. A cada domingo um bairro diferente da cidade será palco de atividades gratuitas de recreação e incentivo à leitura, com a visita da Biblioteca Móvel, das 8 às 12h. É diversão garantida para toda a família.

Este domingo (02/08/2009) será dedicado ao Dia dos Pais. As crianças poderão aprender a confeccionar gravatas para presentear seus pais, com a oficina ministrada por Érika Sodré Nunes Bastos, no Parque da Cidade. Já no próximo dia 16, a garotada poderá ler diversos cordéis, com contos e lendas nordestinas e ainda participar de uma oficina folclórica, com Marina Sales Cardoso, no Dique do Tororó.

Em comemoração ao Dia do Folclore (22), a Praça Ana Lúcia Magalhães recebe, no dia 23, o Boi Multicor do arte-educador Jorge Conceição e suas atividades de valorização da diversidade étnica. Responsável por mesclar aspectos que valorizam a cultura afrodescendente com histórias e canções de ninar populares, o arte-educador resgata personagens famosos como o Saci-pererê e a Caipora e os reinventa. O Saci passa a ter duas pernas, ao invés de uma só, e é dono de uma horta orgânica, cultivada junto com a Caipora, uma flautista e educadora infantil que mostra o caminho de volta àqueles que na mata se perdem.

No último domingo do mês (30), a Lagoa do Abaeté e suas dunas servirão de cenário para uma apresentação do grupo “É Invenções Artísticas”, companhia teatral que trabalha com inovações estéticas. A peça teatral “Literatura popular brasileira – causos, contos e poesia de cordel” terá como foco a literatura de cordel. Para Carina Andréia, atriz e produtora do grupo, “a literatura de cordel está na raiz da literatura brasileira. Ela precisa ser divulgada e exaltada”. Na apresentação, o grupo adaptará cordéis para a linguagem teatral, através de esquetes.

Na Biblioteca Móvel, o público encontra estantes e mesas repletas de livros e revistas, incluindo obras de vários gêneros das literaturas nacional e estrangeira e infanto-juvenil, além de gibis e jornais. São mais de 500 exemplares. Também serão instalados, em torno do carro, brinquedos educativos que estimulam o raciocínio, a exemplo do xadrez, baralho e gamão, e recreativos, como peteca e boliche.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115055 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.