Deputado ACM Neto diz que PT e PMDB se uniram por nova CPMF

ACM Neto, 2º vice-presidente da Câmara dos Deputados.
ACM Neto, 2º vice-presidente da Câmara dos Deputados.
ACM Neto, 2º vice-presidente da Câmara dos Deputados.
ACM Neto, 2º vice-presidente da Câmara dos Deputados.

O deputado ACM Neto (DEM) afirmou que a proposta do PMDB de recriar o “famigerado” imposto sobre os cheques, a CPMF, é “surreal”. Para Neto, o discurso do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, de que o setor precisa do imposto para ter mais recursos e “balela”. “O governo poderia economizar dinheiro cortando cargos que só servem para agradar o PMDB, para garantir o apoio do partido à candidatura da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) à presidência”, frisou o democrata.

Neto disse que o PT e o PMDB se uniram para tentar recriar o imposto, agora chamado de Contribuição Social para a Saúde (CSS), com alíquota de 0,1%. Para o deputado, no entanto, não há clima para a aprovação da proposta. “Vamos até os últimos meios para evitar que a recriação da CPMF seja aprovada. Estamos dispostos, inclusive, a ir até o Judiciário, se for preciso”.

Esta semana, o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), avaliou que o momento não é bom para colocar a recriação da CPMF em pauta. Ele acredita que isso só irá acontecer se o presidente Lula entrar em campo para, pessoalmente, assumir o ônus da proposta. Temer também teme pelo desgaste do PMDB em sustentar sozinho a CSS.

Para ACM Neto, não falta dinheiro para a saúde, mas sim vontade política para que se invista mais no setor. “O governo Lula poderia cortar gastos desnecessários. Esta semana mesmo, o governo enviou à Câmara projeto de lei pedindo autorização da casa para a compra de um imóvel em Londres, na Inglaterra, no valor de R$77 milhões, onde ficaria a nova embaixada do Brasil. Ou seja, dinheiro existe, o que falta é prioridade para a saúde”, declarou o democrata.

Deputados Ronaldo Caiado (DEM-GO) e ACM Neto (DEM-BA).
Deputados Ronaldo Caiado (DEM-GO) e ACM Neto (DEM-BA).
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109691 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]