Convenções de Genebra são mais relevantes do que nunca

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

Em uma mensagem por ocasião do 60º aniversário das convenções, Ban Ki-moon destacou a relevância e importância das quatro convenções para a proteção da vida e dignidade humana em situações de conflito.

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu nesta quarta-feira aos países membros para tomar todas as medidas necessárias para o respeito dos princípios fundamentais das quatro convenções de Genebra.

Numa mensagem por ocasião do 60º aniversário da sua adoção, Ban destacou a sua relevância e importância para a proteção da vida e dignidade humana em situações de conflitos armados.

Prisioneiros de Guerra

A primeira e segunda das convenções protegem os soldados feridos durante a guerra, assim como equipes médicas e religiosas, em terra e mar.

A terceira estabelece as condições para o tratamento a que têm direito os prisioneiros de guerra. A quarta e última convenção protege civis em situações de conflito.

As Convenções de Genebra foram adotadas pelas Nações Unidas em 1949, ainda sob o trauma da Segunda Guerra Mundial.

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha marcou a data com um apelo para um maior respeito dos tratados pelos Estados e grupos armados.

O presidente do órgão, Jakob Kallenberger, disse em Genebra que o espírito das convenções é tão ou mais relevante do que há 60 anos.

*Com informação da Rádio ONU.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116519 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.