Conceição do Coité: associação denuncia abandono de escola em localidade rural

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Conceição do Coité: associação denuncia abandono de escola em localidade rural.
Conceição do Coité: associação denuncia abandono de escola em localidade rural.

Município vive crise na educação

 A escola municipal José  Martins de Almeida, que fica na localidade rural da Ladeira, em Conceição do Coité, foi tomada pelo lixo, mato e pelas doenças. A unidade de ensino foi fechada este ano pela prefeitura em função da situação de abandono, e os estudantes estão tendo aula na associação comunitária da localidade, sem a menor estrutura. A denúncia foi encaminhada ao Jornal Grande Bahia pela Associação Amigos de Coité, presidida por Nilda Ribeiro de Almeida, que cobrou providências da prefeitura.

“A escola já tinha uma situação precária nas gestões anteriores. Agora, foi fechada pelo atual prefeito, eleito com a esmagadora maioria dos votos da Ladeira. O lixo já provoca transtornos e pode ocasionar doenças. A cisterna vive aberta e a água parada é um convite para o mosquito da dengue. O mato ajudou a transformar a escola num motel”, disse Nilda.

Depois da denúncia, feita há mais de uma semana, a prefeitura divulgou nota afirmando que a reforma da escola vai custar R$ 55 mil. A nota diz ainda que a prefeitura vai se reunir com a comunidade para explicar quando a reforma será feita. “Até agora, no entanto, eles nem se deram ao trabalho de mandar tirar o lixo e o mato, que deveriam ser medidas emergenciais”, disse Nilda Ribeiro.
O Amigos de Coité produziu um vídeo que retrata a situação da escola. “Fizemos isso para tentar sensibilizar a prefeitura a trabalhar pela comunidade da Ladeira”, afirmou a presidente da associação.

Ação

A denúncia sobre a situação da escola municipal na Ladeira repercutiu intensamente em Coité. O presidente municipal do PTN, o jornalista Alexandre Reis, afirma que estuda a possibilidade de ingressar com uma ação contra o prefeito Renato Souza (PP) e a secretária da Educação, Genilda Ramos, por crime de responsabilidade. “A educação em Coité não está sendo levada a sério. A situação da escola na Ladeira não é o único exemplo disso”, afirmou.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115041 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.