

Os municípios da Chapada têm um novo canal de interlocução com os poderes públicos com a inauguração, na última quinta-feira, da sede na capital da União dos Municípios da Chapada Diamantina (UMCD), entidade que agrega 30 prefeituras da região. A solenidade contou com a presença do governador Jaques Wagner e do presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo, do presidente da UMCD e prefeito de Andaraí, Wilson Paes Cardoso, políticos e prefeitos da região. A sede do órgão fica localizada no Rio Vermelho, e contará com um banco de dados de projetos e assessoria técnica para os prefeitos associados.
A implantação de uma sede da entidade na capital do estado facilitará o acompanhamento dos trâmites de processos administrativos e judiciários junto às secretarias estaduais e órgãos federais. Marcelo Nilo comentou que é em Salvador que acabam acontecendo as decisões políticas sociais e econômicas do Estado e elogiou a iniciativa, afirmando que os prefeitos terão acesso a assessoria de administradores, advogados e jornalistas, o que facilitará o desenvolvimento dos projetos dos municípios.
O governador Jaques Wagner disse que é importante as prefeituras se associarem. “A união dos municípios da Chapada é uma boa iniciativa e estando em Salvador é melhor ainda, porque os prefeitos ficam mais próximos do governo do Estado”, avaliou o governador. Para Wagner, a associação dos prefeitos facilita a elaboração de projetos com valores mais baixos. “Espero que municípios de outras regiões possam seguir o exemplo da Chapada Diamantina”, ressaltou.
*Com informação da ASCOM/ALBA.