Cepal analisa impacto da crise no comércio

Relatório da Cepal, que será divulgado na próxima terça-feira, analisa proporções do impacto da crise econômica internacional no comércio da região; no estudo, especialistas propõem ação conjunta para aliviar os efeitos da crise em alguns setores.

 Um relatório feito pela Comissão Econômica para América Latina e Caribe, Cepal, analisa as proporções do impacto da crise econômica internacional no comércio da região.

O estudo, intitulado América Latina e Caribe na Economia Mundial 2008-2009: Crises e Aberturas para Cooperação Regional, será divulgado na próxima terça-feira, dia 25, numa conferência de imprensa na sede da Cepal, em Santiago, no Chile.

Oportunidades e Desafios

A análise foi feita pela secretária-executiva da Cepal, Alicia Bárcena, e pelo diretor da divisão de comércio internacional e integração da agência, Osvaldo Rosales.

Entre os tópicos abordados, estão as oportunidades e desafios que as economias da Ásia oferecem ao comércio latino-americano e caribenho.

O estudo propõe ainda uma ação conjunta para aliviar os efeitos da crise em sete áreas: comércio, infra-estrutura, inovação, redução de assimetrias, coesão social, proximidade nas relações com a Ásia e o Pacífico, e mudança climática.

PIB

De acordo com uma pesquisa econômica para América Latina e Caribe correspondente a 2008-2009, divulgada pela Cepal no último mês de julho, o produto interno bruto da região deve ter uma queda de 1,9% este ano, elevando em 9% o nível de desemprego.

*Com informação da Rádio ONU.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108139 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]