Feira de Santana: Centro Industrial do Subaé lança projeto do Bolsa Resíduos

Sede do Centro Industrial do Subaé (CIS) em Feira de Santana.
Sede do Centro Industrial do Subaé (CIS) em Feira de Santana.

Acontece na próxima terça-feira, dia 25 de agosto de 2009, a partir das 9h da manhã, o lançamento oficial do projeto Bolsa de Resíduos, iniciativa do Centro Industrial do Subaé (CIS). O evento será realizado na sede do centro, localizada no bairro Tomba. Na mesma ocasião, também será lançada a cartilha Natureza em Alerta, ação do projeto Educação Ambiental direcionada a escolas de Feira de Santana. Estarão presentes a diretoria e corpo técnico do CIS, além de autoridades locais e estaduais, imprensa e comunidade convidada.

Por resíduos se compreende todo material que resulta das atividades humanas. O resíduo industrial é gerado por empresas de metalurgia, química, petroquímica, celulose ou alimentícia, podendo ser representado por cinzas, óleos, materiais alcalinos ou ácidos. A preocupação com o destino destes resíduos tem sido uma constante e faz parte dos objetivos do CIS. O Bolsa Resíduos justamente vem oferecer espaço gratuito para comercialização desses materiais, disponibilizados através de anúncios de compra, venda ou doação. Toda a negociação é feita pela internet, através do site www.bolsaderesiduoscis.ba.gov.br, já está em funcionamento.

A conseqüência dessa iniciativa é o fortalecimento do setor da reciclagem, além do fomento ao desenvolvimento sustentável, trazendo ganhos econômicos e ambientais. Ainda são considerados benefícios diretos do projeto a redução de custos de produção e desperdícios, além do uso racional dos recursos naturais e implantação de uma política de gerenciamento de resíduos em cada empreendimento do CIS.

 Natureza em Alerta 

Desenvolvida pela equipe técnica do CIS, com apoio de autores especialistas da área, a cartilha Natureza em alerta é direcionada para instrução sobre temas contemporâneos e ligados ao meio ambiente. Água, lixo, camada de ozônio, efeito estufa, poluição, reciclagem, reuso e sustentabilidade são alguns dos temas abordados no material, que será distribuído gratuitamente em escolas, associações e clubes de serviço da comunidade de Feira e região.

Além de informar a respeito dos temas, a cartilha busca uma forma de estreitar a relação entre o CIS, as indústrias e a comunidade feirense. Também é objetivo demonstrar à sociedade a preocupação do centro com relação ao desenvolvimento industrial sustentável e à responsabilidade com a preservação do meio ambiente. Para execução do projeto Educação Ambiental, o CIS manteve parceria com as indústrias Pirelli, Vipal, Nestlé e Belgo Bekaert.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109955 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor[email protected]