Câmara de Vereadores aprova projeto que cria Dia do Rock no município de Valente

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Há várias experiências (municipal, estadual e nacional) de iniciativas parlamentares apresentando projeto de lei propondo o Dia do Rock para homenagear aquele que é considerado um dos maiores ídolos do gênero no Brasil: Raul Seixas.

Mesmo considerando as iniciativas assaz justas e interessantes, foi outra a motivação que inspirou o Projeto de Lei 025/2009, aprovado hoje, apresentado à Câmara de Vereadores de Valente. A iniciativa, segundo a vereadora Leninha, apenas buscou a reconhecer a tradição existente no município de promoção de diversos eventos de rock. Foram e são momentos musicais protagonizados sempre pelos grupos e bandas do município.

Os grupos locais ora mobilizam artistas individuais ora bandas da região para a realização de shows, festivais etc. São também os responsáveis – nos últimos dez anos – pela participação no circuito de bandas vindas de Salvador, Feira de Santana, São Paulo e demais municípios do Território de Identidade do Sisal.

Para alguns estudiosos do assunto, diz a vereadora, o rock é considerado no mundo inteiro o maior acontecimento cultural do século XX. Um estilo musical que atravessou décadas, transformando-se, adequando-se às gerações e influenciando o comportamento de todos, desde o modo de se vestir até o jeito de se comunicar. E as constantes homenagens a Raul Seixas, ao que tudo indica, estão relacionadas ao trabalho que iniciou a partir do final dos anos 50.

O Brasil tem uma tradição de rock fantástica, revelando uma plêiade de bandas que mesmo sofrendo a influência de grupos musicais externos, tiveram a capacidade da originalidade do estilo com nova roupagem, com identidade própria. Com letras que tratam de questões próprias à realidade brasileira, destacou ainda Leninha.

Instituir o Dia do Rock no município de Valente, ressaltou Leninha, significa a institucionalização de uma experiência musical desenvolvida ao longo dos anos pelos grupos locais e abraçada pela sociedade valentense. Será ainda a oportunidade ímpar para fortalecer, na região, essa vocação musical amplamente conhecida e propagada por vários meios de comunicação (site, blog’s, rádios, revistas eletrônicas, entre outros) especializados.

É por todos os motivos expostos que Leninha também espera contar com a compreensão e sensibilidade musical dos seus pares parlamentares para prestar o augusto reconhecimento aos artistas locais e demais admiradores do gênero contribuindo para a elevação cultural e, sobretudo, musical da cidade.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108211 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]