Brasil abrigará seminário sobre sequestro de bens ilícitos

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

Evento internacional, marcado para 1º a 4 de setembro de 2009, está sendo organizado pela Secretaria Nacional de Justiça e conta com apoio da ONU.

Cerca de 300 pessoas devem participar, em setembro, de uma reunião internacional, em Brasília, sobre combate a organizações criminosas.

O Seminário de Extinção de Domínio, que contará com 20 palestrantes de vários países, pretende analisar mecanismos de sequestro de bens ilícitos.

Apoio

O evento é organizado pela Secretaria Nacional de Justiça e conta com o apoio das Nações Unidas.

Nesta entrevista à Rádio ONU, de Brasília, o secretário nacional de Justiça. Romeu Tuma Júnior, disse que o enfrentamento eficiente do crime tem que começar pela raiz.

“Nós sempre dizemos que não adianta só prender e processar. É necessário, principalmente, cortar o fluxo financeiro das organizações criminosas. Nós temos que lembrar que uma organização criminosa tem uma estrutura muito semelhante a de uma empresa.

Fluxo Financeiro

Quando um funcionário é demitido, a reposição é muito fácil. Isso também acontece no crime organizado. Agora, a única forma de conter o crime organizado é quando o fluxo financeiro da organização é cortado”, afirmou.

De acordo com Romeu Tuma Júnior, alguns países, entre eles Estados Unidos, Cuba, Costa Rica e outros, já estão implementando medidas de sequestro de bens ilícitos com sucesso.

Segundo ele, a agilidade do judiciário é um outro elemento fundamental no combate ao crime organizado e aos sequestros de bens ilícitos.

Devem participar do seminário representantes dos três poderes: executivo, legislativo e judiciário.

*Com informação da Rádio ONU.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109691 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]