Coluna de Antônio José Larangeira de 20 de agosto de 2009


Rubem Braga não foi apenas o cronista lírico das belas mulheres, dos passarinhos e das borboletas. Foi também o jornalista engajado que denunciou, ao longo dos 60 anos de atuação na imprensa, a opressão política, a tortura, a violência policial, o preconceito religioso e a devastação do meio ambiente. A colocação foi feita pelo professor doutor Carlos Ribeiro, na manhã de quarta-feira ultima, no seminário que abriu o semestre letivo do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Diversidade Cultural da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Ribeiro é jornalista, mestre e doutor em Letras. Atualmente, ensina na Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB). É considerado o maior pesquisador brasileiro de Rubem Braga.

Crédito

As aprovações de crédito da Agência de Fomento do Estado da Bahia – Desenbahia cresceram 15,4%, alcançando R$ 79,1 milhões no primeiro semestre de 2009, contra R$ 68,6 milhões em igual período de 2008. Este valor corresponde a 6.132 operações de financiamento. O resultado do período é equivalente ao que foi aprovado pela instituição em todo o ano de 2005. Como sempre faz, a Diretoria Colegiada reuniu o corpo de funcionários para apresentar os resultados financeiros e avaliar o orçamento e o programa de metas do ano. Segundo o presidente da Desenbahia, economista Luiz Alberto Petitinga, os resultados operacionais positivos demonstram o esforço da Agência na resposta aos efeitos da crise financeira mundial.

Data

Esteve em data aniversária o empresário Cicero Sena, que foi bastante festejado por amigos, familiares e o trade do turismo baiano. Sena é uma das figuras mais queridas do mundo empresarial da Bahia.

Congresso

A presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargadora Silvia Zarif será a presidente de mesa do encerramento do V Congresso Brasileiro de Licitações,Contratos e Compras Governamentais que ocorrerá entre os dias 19 e 21 de agosto, no Bahia Othon Palace Hotel, SSA, ao lado dos ministros Jorge Hage Sobrinho e Carmen Lúcia Antunes Rocha do STF.

Campeão de jiu jitsu

Além de dividir o tempo entre os estudos e a preparação para campeonatos nacionais e internacionais de jiu jitsu, o estudante de Educação Física Antônio Diamantino de Oliveira Neto, da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), também se dedica ao serviço social com crianças carentes no Conjunto Feira 6. Há cinco anos, Antônio Neto ministra aulas gratuitas de jiu jitsu para as crianças que estão em situação de risco social, com a condição de freqüentarem a escola, o que é comprovado com apresentação do boletim escolar. O estudante é o atual líder do ranking baiano de jiu-jitsu e acabou de chegar de São Paulo após participar do Campeonato Mundial realizado no Ginásio Ibirapuera, entre 17 a 26 de julho. Ele conquistou o 3º lugar e é campeão das Américas.

Conferência

Para abordar o tema “Educação como base para a segurança”, estará dia 19 próximo às 9h30m, na Câmara de Dirigentes Lojistas, realizando uma conferencia na Academia de Educação da Bahia, o professor e doutor Carlos Alberto Costa Gomes.

Esta coluna é veiculada diariamente nos sites da www.tribunadabahia.com.br ,www.jornalgrandebahia.com.br  e www.noticiasdabahia.com.br .

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Antonio José Larangeira
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]