Bahia vai exportar tabaco para a China

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

A Bahia vai exportar tabaco para o mercado chinês. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (26/08/2009), durante reunião entre representantes do Ministério da Agricultura (Mapa), setor produtivo e Secretaria da Agricultura Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), por meio da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), que delimitou procedimentos para caracterizar o estado como área livre de Mofo Azul, principal praga que atinge a lavoura e impede a comercialização do produto.

Mais de 20 municípios produzem tabaco em todo o estado, totalizando 1.736 hectares plantados. A atividade, basicamente de agricultura familiar, gera cerca de 12 mil empregos diretos. Com a exportação para a China, estima-se que haja um incremento de 30% na produção baiana, que alcança atualmente cinco mil toneladas, segundo dados do Sinditabaco.

“Diante de mercados cada vez mais exigentes quanto a padrões sanitários, a Adab tem uma responsabilidade ainda maior em garantir a qualidade dos produtos baianos, notadamente os oriundos da agricultura familiar”, destacou o diretor geral da Adab, Cássio Peixoto. “E compete à Adab creditar a segurança fitossanitária, através da caracterização de área livre do Mofo Azul, colocando o tabaco baiano em condições de competitividade fora do país”.

Entre os principais municípios produtores de tabaco, destacam-se Irará, Cabaceira do Paraguaçu, Muritiba, Cruz das Almas, Governador Mangabeira e Castro Alves. Durante o encontro ficou determinado que, a partir de setembro, técnicos da Adab estarão em campo para coletar amostras em 10% das 2.326 propriedades produtoras de tabaco. O material será enviado a laboratórios no Rio Grande do Sul e em seguida a Adab encaminhará ao MAPA uma proposta para caracterização de área livre de Mofo Azul.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108296 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]