Bahia continua atraindo investimentos e arrecadação de ICMS aumenta

Logomarca do Jornal Grande Bahia
Logomarca do Jornal Grande Bahia

A respeito de nota publicada sobre a implantação de uma unidade da Kraft Foods do Brasil no estado de Pernambuco, o governo baiano esclarece: a opção pelo município de Vitória do Santo Antão justifica-se pela existência de um centro de distribuição dos produtos da empresa em Pernambuco. Além disso, o grupo possui outros investimentos em Recife, capital do estado.

E quanto à atração de investimentos ao estado baiano, basta citar dois exemplos. O Governo do Estado atraiu no início de 2007, após uma viagem do governador Jaques Wagner ao Japão, um investimento de US$ 500 milhões do Grupo Mtizui, que instalou no município de São Desidério, a maior processadora de algodão da América Latina.

Mais recentemente, foi  viabilizada a instalação na Bahia da Indústria de Bebidas São Miguel Ltda., do Peru Trata-se da líder de venda de refrigerantes da América Latina e uma das maiores do mundo, que vai investir R$ 25 milhões na instalação de sua sede no Brasil. A empresa estima gerar 600 empregos diretos nos primeiros quatro anos.

Já a respeito da arrecadação do ICMS,  estado tem mostrado tendência de recuperação, após a queda registrada como efeito da crise financeira mundial.

Em julho passado, por exemplo, a arrecadação do ICMS cresceu 3,33% em relação ao mês anterior. O resultado coloca a Bahia como o estado que mais arrecadou no Norte, Nordeste e Centro Oeste, ficando em sexto lugar em todo o país no ranking do primeiro semestre do ano. Os dados são do Conselho Nacional de Política Fazendária.

Outro aspecto importante é que a Bahia mantém a média histórica de participação no ICMS total do país, em torno de 4,5%.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111058 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]