As Vestes da Boa Morte | Por Lilia Campos

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

Aconteceu nesta quinta-feira (13/09/2009), a  abertura da exposição “As Vestes da Boa Morte”, com fotos de Joseane Vitena e Vanhise Ribeiro e curadoria da professora Dra. Renata Pitombo Cidreira. O evento foi realizado no Quarteirão Leite Alves, campus da Universidade Federal do Recôncavo da
Bahia (UFRB), na cidade de Cachoeira. A mostra se estende até o dia 16, e faz parte do III Simpósio Identidades Culturais e Religiosidade, organizado pela Universidade para celebrar a Irmandade da Boa Morte.

 A confraria é uma organização religiosa surgida no século XIX, com um forte significado étnico. Composta por mulheres negras, a Boa Morte é uma manifestação de cunho católico, que incorpora em seus rituais elementos profanos do candomblé e abrange campos expressivos, como a
indumentária.

Visitantes de várias partes do Brasil e de outros países assistem a essa manifestação, que coloca em evidência a cultura negra.  É nesse contexto que a exposição das fotografias (já em segunda edição) pretende dar maior visibilidade a essa manifestação cultural e expor um dos resultados da pesquisa “A dimensão simbólica das vestes da Boa Morte”, sob a coordenação da professora Renata Pitombo (UFRB), com apoio do MEC/SESu e da FAPESB.

As imagens revelam traços marcantes das vestes e do ritual seguido nos dias de festejo. Por meio da linguagem visual é possível conferir a riqueza e a importância da Irmandade da Boa Morte, além da sua contribuição cultural para a histórica cidade de Cachoeira.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114994 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.