Aniversário do Hospital Santa Isabel é saudado no Legislativo

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Aniversário do Hospital Santa Isabel é saudado no Legislativo.
Aniversário do Hospital Santa Isabel é saudado no Legislativo.

O transcurso dos 116 anos de fundação do Hospital Santa Isabel, HSI, foi comemorado na Assembleia Legislativa pelo deputado Heraldo Rocha (DEM), através de uma moção de congratulações que apresentou à Secretaria Geral da Mesa. Médico, o parlamentar traçou um quadro detalhado das áreas de atuação e dos serviços prestados pela instituição à Bahia e aos baianos, louvando o seu pioneirismo, excelência em algumas especialidades médicas e caráter beneficente.

Ele parabenizou a cada um dos profissionais que atuam ali, seus diretores e ainda aos dirigentes da Santa Casa de Misericórdia, instituição “a que tanto devemos” e que é o principal órgão do complexo assistencial formado pelos departamentos dessa instituição – afinal, é o HSI o responsável pelo cumprimento da primeira das sete obras corporais que integram o Compromisso da Santa Casa, o tratamento dos doentes. Heraldo lembrou o pioneirismo da instituição que foi fundada ainda em 1549, quando se instalava aqui o primeiro governo-geral da colônia portuguesa, como Hospital de Caridade.

Estrutura

“A evolução ocorrida nesses anos foi enorme, pois o Santa Isabel agora é um dos maiores hospitais de nosso estado, com 525 leitos e mais de três mil colaboradores”, frisou o deputado do Democratas, que lembrou ser de 60% o percentual desses leitos destinado ao tratamento de pacientes oriundos do Sistema Único de Saúde. Para Heraldo Rocha, a importância do Santa Isabel está diretamente relacionada com seu próprio tamanho e com o fato daquela casa de saúde funcionar como um hospital-escola para a Escola Bahiana de Medicina, através de um programa de internato e residência médica.
Ele acrescenta que o HSI possui 16 salas de cirurgia, 75 leitos de terapia intensiva ou semi-intensiva, “além daqueles usados para observação nas unidades de Emergência”. Disse ainda que o hospital tem em seu quadro de pessoal 75 médicos, 1.116 profissionais de assistência, 276 de apoio, além de cerca de 400 na área administrativa. O Hospital Santa Isabel funciona em área de 39 mil metros quadrados – 29 mil de área construída – no bairro de Nazaré, destinando para atendimento de doentes através de convênios ou como particulares 40% de suas vagas para internamento.
O deputado do DEM explicou que hoje o HSI é referência em áreas como cardiologia, ortopedia e oncologia, possuindo equipamentos para diagnóstico e tratamento de ponta que são “resultado do investimento permanente na modernização também das instalações, do treinamento e da especialização do seu quadro de pessoal”. No documento que apresentou à Assembleia Legislativa, Heraldo Rocha também fez um breve histórico da instituição desde a sua fundação em 1549.

História

Ele lembrou que a idéia de criação e fundação de uma instituição de saúde com as características de um grande hospital foi apontada pela primeira vez em 1814, pelo relatório dos médicos João Ramos de Araújo e José Avelino Barbosa. “Naquela época os estudos apontaram Nazaré como o local ideal para a realização desse sonho, sendo o terreno doado pelo capitão Francisco da Costa”, continuou, registrando que a Bahia e o Brasil viviam um momento de turbulência política que culminou com a independência de Portugal em 1822.
A luta pela independência durou até o Dois de Julho de 1823 e a inquietação reinante só permitiu à irmandade da Misericórdia lançar a pedra fundamental do hospital cinco anos depois, sendo as obras interrompidas logo depois por falta de recursos. “Porém, a despeito das dificuldades, em 30 de julho de 1893 foi erguido o novo Hospital da Santa Casa, sendo o prédio uma belíssima construção do arquiteto Carlos Croesy, recebendo o nome de Santa Isabel, estrutura que ganhou anexos e instalações modernas e confortáveis no decorrer dos anos, para gáudio da nossa gente e de todos que ali necessitam de tratamento”, concluiu.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120718 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.