Analistas reduzem projeção do IPCA para 4,4% este ano

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

Analistas do mercado financeiro esperam por inflação menor, segundo o boletimFocus, divulgado todas as semanas pelo Banco Central (BC). A estimativa para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) caiu de 4,50% para 4,40% em 2009. Para o próximo ano, também houve redução da projeção, de 4,35% para 4,32%.

O IPCA é o índice escolhido pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) para a meta de inflação, que tem como centro 4,5% para este e o próximo ano. O BC usa a taxa básica de juros, a Selic, para controlar a inflação e assim perseguir a meta estabelecida pelo CMN. Neste ano, a Selic teve queda de 5 pontos percentuais e, na avaliação dos analistas, não deve haver mais reduções. Atualmente, a taxa básica está em 8,75% ao ano. Em 2010, a expectativa é que a Selic suba e encerre o período em 9,25% ao ano, a mesma estimativa do boletim anterior.

A projeção para o Índice de Preço ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (IPC-Fipe) neste ano também diminuiu, de 4,17% para 4,11%.

Já as estimativas para o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) e para o Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M) são de deflação neste ano: 0,18% e 0,23%, respectivamente. No boletim da semana passada, a projeção para o IGP-DI era de alta de 0,33%. No caso, do IGP-M, os analistas previam deflação de 0,01%. Em 2010, a expectativa é de alta de 4,5% para o IPC-Fipe, IGP-DI e IGP-M.

A projeção para os preços administrados foi mantida em 4,30% neste ano e caiu de 3,70% para 3,50% em 2010. Os preços administrados referem-se aos valores cobrados por serviços monitorados (combustíveis, energia elétrica, telefonia, medicamentos, água, educação, saneamento e transporte urbano coletivo, entre outros).

*Com informação da Agência Brasil.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113855 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]