Aluno da rede estadual escreve segundo livro com apenas dez anos

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Aparentemente apenas um garoto de dez anos de idade. Basta chegar mais perto e trocar algumas poucas palavras para perceber que Gabriel Francisco Maciel é um menino especial. A serenidade do olhar e a inocência do sorriso tímido revelam a essência peculiar de uma criança, enquanto autografa alguns exemplares de seu segundo livro.

Se depender da vocação, Gabriel vai seguir a profissão de escritor. Aos dez anos, o estudante da 6ª série do ensino fundamental do Colégio Estadual Pinto de Aguiar é mais do que um exemplo para as outras crianças de sua idade.

E o motivo vai além de ser um aluno inteligente e estudioso. Muito mais do que isso, o garoto é a prova de que a leitura é inevitável para o desenvolvimento da educação de um indivíduo. Na tarde da última sexta-feira (21/08/2009), ele lançou na Biblioteca Juracy Magalhães Jr., no Rio Vermelho, o seu segundo livro: O Pequeno Grande Herói.

“Adoro ler. A vontade de escrever um livro sempre vem quando estou lendo outros livros”, afirmou Gabriel, que não se intimida em dizer que se sente uma pessoa diferente em relação aos garotos da sua idade. “Os meninos passam a maior parte do tempo brincando, jogando bola, videogame. Não que eu não brinque. Adoro jogar bola, mas acho que a minha diferença está na importância que dou aos estudos, principalmente à leitura”, explicou.

Aos quatro anos, Gabriel começou a construir o seu currículo e se destacava na escola por dominar, com tão pouca idade, a arte da leitura e da escrita. Na primeira série do ensino fundamental, ele surpreendeu a professora que o encontrou lendo um livro de 280 páginas – A Ilha dos Condenados.

“Gabriel lê por prazer e acompanhei isso desde cedo. Para a escola, ele é um despertar para a leitura, um verdadeiro exemplo para os demais alunos”, destacou Vilma Amâncio, que também foi conferir o lançamento do livro do ex-aluno.

Com seis anos, ele participou do concurso Escola, Cadê a sua História? e ganhou o primeiro lugar com a poesia A Minha Escola. Aos oito, lançou na Biblioteca Monteiro Lobato seu primeiro livro, Histórias do Folclore, e nesse mesmo período recebeu a medalha Nosso Talento, da Secretaria de Educação de Salvador.

Para a mãe do autor, Clara Maciel, Gabriel é além de um orgulho, uma joia preciosa que pode irradiar brilho para muitos jovens. Segundo ela, o filho sabe aproveitar as horas vagas para o descanso e para o lazer, dividindo o tempo sem deixar de lado a hora que deve ser dedicada aos estudos.

“Gabriel tem um mundo bem particular. Ele mesmo define a hora de brincar e a hora que prefere ficar no sofá em meio às suas leituras. Nunca me deu trabalho com os estudos e, além disso, é um menino educado e tranquilo”, contou Clara, que também é escritora e poeta.

Doação

O Pequeno Grande Herói conta a história de Pedro, Juca e Juliana, irmãos que moram numa casa mal-assombrada. O livro mostra a união entre os irmãos e a importância da coragem para que os três vivam esta aventura. “Gosto de livros de ação”, disse o autor, revelando de onde veio a inspiração para criar a história.

Essa primeira edição de O Pequeno Grande Príncipe conta com 500 exemplares e custa R$ 10 – 30% da venda de cada livro será doada para o Grupo de Apoio às Crianças com Câncer.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 107970 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]